Joel Vargas

FIRS acompanha cônsul-geral de Israel em visita a Porto Alegre

O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, esteve em Porto Alegre nesta segunda-feira (25), onde participou de uma série de eventos institucionais. Acompanhado de representantes da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), ele iniciou o dia em audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza. Logo após, foi realizada cerimônia de descerramento de um quadro com imagem do chanceler Oswaldo Aranha, também na Assembleia, com a presença de representantes da família Aranha.
Em seu discurso, Erdreich afirmou: “Oswaldo Aranha é uma inspiração pelo bem da humanidade. Para todos os defensores da paz, em especial para o povo judeu, esse ato deve servir de exemplo de civilidade”.
Na ocasião, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, destacou que Oswaldo Aranha foi uma figura essencial para a inclusão do Brasil no mapa da diplomacia internacional, especificamente pela sua influência durante o processo de criação do Estado de Israel. “Não se trata apenas de ele ter presidido a sessão da ONU. Ele foi estratégico e teve a dedução acertada de suspender a assembleia para que se pudesse buscar o consentimento dos demais países para, assim, ser formado o Estado de Israel. Tenho certeza de que ele ficaria muito feliz se visse o Estado de Israel como está hoje, e os frutos que ele tem dado para o mundo, para o Brasil e principalmente para o RS”, concluiu o presidente.
Além do presidente, estiveram representando a FIRS o Diretor de Relações Internacionais, Albert Poziomyck, o presidente do Conselho da FIRS, Zalmir Chwartzmann e o ex-presidente Henry Chmelnitsky. Após o ato, houve um almoço especial da Assembleia.
Ao longo do dia, o cônsul-geral e a comitiva da FIRS também se encontraram com o prefeito e o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e Ricardo Gomes. Houve uma reunião com o prefeito Marcelo Maranata, de Guaíba, cidade próxima a Porto Alegre, e encontro com o governador do Estado, Eduardo Leite.

Fotos: Joel Vargas