Hebraica, Conib e Consulado de Israel promovem jantar de despedida para o embaixador Yossi Shelley

Autoridades e líderes da comunidade judaica participaram nesta segunda (22) de jantar, na Hebraica, de despedida do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. O evento, teve como anfitriões, A Hebraica de SP, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e o Consulado de Israel, representados pelo presidente da Hebraica, Daniel Leon Bialski, o presidente da Conib, Claudio Lottenberg e pelo Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi.

Devido à pandemia, o jantar teve número restrito de convidados, mas foi um momento importante para marcar o trabalho do embaixador israelense no País. Yossi Shelley chegou ao Brasil no ano de 2017, com o objetivo de promover as boas relações entre Brasil e Israel, que avançaram no período. A ajuda de Israel a Brumadinho, acordos bilaterais em energia e segurança, a vinda do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ao Brasil e a ida do Presidente Jair Bolsonaro a Israel foram alguns dos avanços dos últimos anos.

Entre as autoridades presentes no evento estavam Milton Ribeiro, ministro da Educação; Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência da República, além de líderes da comunidade judaica e empresários, como Gaby Milevsky, diretor-superintendente da Hebraica; Sebastian Watenberg, presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul; Hélio Seibel, presidente da Leo Madeiras; Renato Ochman, presidente da Câmara Brasil-Israel de Indústria e Comércio (BRIL Chamber); Jack Terpins, presidente da União Macabi Mundial e vice-presidente do Congresso Judaico Latino-Americano; Ary Berguer, vice-presidente da Conib, e membros da Federação Israelita do Estado de S.Paulo (FISESP), como seu presidente Luiz Kignel e o presidente executivo, Ricardo Berkientsztat.

“O embaixador Yossi Shelley realizou trabalho importante para a aproximação ainda maior de nossos países, que existe desde a independência do Estado de Israel. Um legado que trabalharemos para perpetuar. Em nome do Consulado de Israel, agradeço e desejo a ele nossos melhores votos de retorno”, afirma o Cônsul de Israel, Alon Lavi.

Claudio Lottenberg, presidente da Conib, disse: “O dinamismo e a capacidade de trabalho marcou um momento de grande aproximação entre Brasil e Israel. Somos gratos por ele ajudar a engrandecer os laços entre as duas nações”.

“Temos a honra de homenagear o embaixador Yossi Shelley na Hebraica, que é um pedaço de Israel no Brasil. Agradecendo tudo o que ele fez para fortalecer ainda mais os laços entre os dois países”, destacou Daniel L. Bialski, presidente da Hebraica de SP.

Foto: Abner Palma/Divulgação