Inscrições abertas para curso do IBI sobre a complexidade do conflito entre israelenses e palestinos

Em formato EAD e contando com a participação de professores e pesquisadores internacionais e das melhores universidades do Brasil, ligados a instituições judaicas e árabes, o curso “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, oferecido pelo Instituto Brasil-Israel, com inscrições abertas até o dia 10 de dezembro, é dirigido a estudantes e interessados em geral

O conflito entre israelenses e palestinos é uma das questões mais complexas do mundo. Entretanto, quase todos têm uma opinião formada sobre este assunto. Com a tendência de polarização nas redes sociais, o tema é tratado de forma maniqueísta e superficial, o que muitas vezes acaba contribuindo para o crescimento de visões simplórias e preconceituosas.

O curso “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, que já está em sua terceira edição, procura quebrar essa lógica. As matrículas foram abertas na quinta-feira passada (25) e fecham no dia 10 de dezembro. O valor da inscrição é de 349 reais.

As aulas serão 100% online, e os alunos terão acesso também a uma apostila com leituras e materiais complementares.

Serão 4 aulas online ministradas por Marta Topel, professora da USP, Michel Gherman, da UFRJ e assessor acadêmico do IBI, Natalia Nahas, do Instituto de Cultura Árabe, e Peter Demandt, da Universidade de Amsterdam.

Marta, falará sobre o movimento nacional judaico. Natalia, sobre o desenvolvimento da consciência nacional palestina. Peter, sobre identidades coletivas no conflito Israel-Palestina. E, finalmente, Michel, sobre modos de pensar as identidades palestinas e israelenses a partir das tragédias vividas por estes povos.

“A escolha por falar sobre o êxodo palestino de 1948 e o Holocausto tem a ver com a percepção que tragédias nacionais ocupam na construção da identidade de palestinos e israelenses, vividas de maneira diferente e desigual. Se para os judeus houve o genocídio, para os árabes, houve deslocamento e expulsão. Estas tragédias permaneceram na alma de ambos os povos e é fundamental para se entender o desenvolvimento do conflito palestino – israelense”, afirma Michel.

Link para inscrições: https://precisamosfalarsobreisraelepalestina.org/curso/

Mais informações com: Isabella Marzolla: (11) 98989-5137, assessora de imprensa do Instituto Brasil-Israel