Kleztival 2020 – 11a. edição do Festival Internacional de Música Judaica acontecerá de 17 a 25 de outubro com programação virtual

A 11ª edição do Kleztival, Festival Internacional de Música Judaica, acontecerá de 17 a 25 de outubro de 2020, com uma extensa programação de apresentações e concertos musicais, workshops, palestras e masterclasses para músicos, profissionais, amadores e estudantes de música.

Durante nove dias, o Kleztival, que nesse ano será totalmente online, receberá músicos, cantores e instrumentistas de diversos países, que vão se unir a artistas brasileiros numa troca de conhecimentos, sonoridades e aprendizado recíproco, fazendo apresentações musicais de altíssima qualidade.

A direção artística e musical é do trompetista norte-americano Frank London, um dos criadores do longevo grupo The Klezmatics, agraciado com o Prêmio Grammy pelo disco Wonder Wheel, e a cantora, compositora e produtora cultural paulistana Nicole Borger, diretora executiva do IMJ Brasil.

Este ano a programação será incrementada com uma atração paralela – o Bubbe Awards. “Escolhemos esse título, por nos parecer divertida a ideia de um prêmio tipo o Grammy para a música judaica. A palavra Bubbe em Yiddish significa vovó. Da palavra Grammy fomos para Granny, e dessa para Bubbe foi automático. Assim nasceu a ideia de incentivar a produção de novo repertório de canções e temas instrumentais judaicos originais”, explicou Nicole Borger.

Superando as expectativas, a ideia foi tão bem sucedida que a atração recebeu 135 inscrições de 22 países diferentes, da Austrália à África do Sul, de Israel à Europa, da Argentina à América do Norte.

Um grupo de jurados de diversos países e de renome internacional selecionará 30 finalistas em três categorias: canção, tema instrumental e videoclipe. Os finalistas serão apresentados em três noites a partir de 17/10. Após a votação do júri popular, eles serão apresentados e premiados.

Saiba mais sobre o Kleztival

O Kleztival nasceu em 2010, como uma mostra de Música Judaica feita no Brasil e no mundo, e rapidamente conquistou um público cativo. Tornando-se um marco cultural da cidade de São Paulo, colocou o Brasil na rota dos principais e mais importantes eventos dessa natureza no mundo, ao lado de países da América do Norte e Europa, que sediam festivais similares há mais tempo.

Realizado pelo Instituto da Música Judaica – Brasil, entidade virtual que tem por objetivo a preservação e promoção da cultura judaica através da música e a divulgação do trabalho de artistas nacionais e estrangeiros que atuam nesse gênero musical, o Kleztival acontece anualmente no mês de outubro, na cidade de São Paulo e, sempre que possível, em outros estados e municípios também.

Uma das características do Kleztival é a gratuidade da maioria dos eventos. A ideia é que todos possam assistir e participar de forma acessível e inclusiva. Uma parceria interessante com o Metrô possibilitou a abertura de um dos palcos favoritos do público e dos artistas, nas Estações da Sé e Santa Cecília, onde diversas apresentações foram programadas nas edições anteriores.

Em 2019, para comemorar os primeiros dez anos do Kleztival, o IMJ Brasil lançou o CD triplo Kleztival 10 anos, uma compilação de 50 canções de diversos artistas, nacionais e estrangeiros, que participaram a cada ano, traçando assim um panorama da música judaica nos últimos dez anos. Uma iniciativa inédita e pioneira!

Save the date

Evento: Kleztival 2020 – 11a. edição do Festival Internacional de Música Judaica

Data: De 17 a 25 de outubro de 2020.

Informações: Confira a programação em: www.imjbrasil.com.br