Mais de 6 milhões acessam música antissemita sobre campo de extermínio nazista no TikTok

Uma música que glorificava o campo de extermínio nazista de Auschwitz se tornou um meme no popular site de redes sociais TikTok, recebendo mais de 6,5 milhões de visualizações antes de ser removida, informou a BBC.

A música, que apresenta letras como “Vamos viajar para um lugar chamado Auschwitz, é hora do banho”, apareceu pela primeira vez na semana passada em um vídeo que mostrava um escorpião-robô gigante com uma suástica atacando e matando pessoas.

O vídeo foi aprimorado pelo algoritmo do TikTok, obtendo seis milhões de visualizações em vários dias. Vários outros vídeos, que também usaram imagens do Holocausto, reproduziram a música, obtendo outras 500.000 visualizações.

Depois de ser contatado pela BBC, o site retirou todos os vídeos, dizendo que “não toleram discurso de ódio”.

“Embora não captemos todas as instâncias de conteúdo inapropriado, estamos melhorando continuamente nossas tecnologias e políticas para garantir que o TikTok continue sendo um lugar seguro para uma expressão criativa positiva”, disse um porta-voz à BBC.

Os ativistas disseram que o TikTok, que é muito popular entre os adolescentes, precisa fazer mais.

“Foi incrivelmente angustiante assistir a este vídeo doentio do TikTok voltado para crianças, mostrando um robô com suástica agarrando e incinerando judeus, enquanto a música zombava de homens, mulheres e crianças judeus sendo mortos com gás venenoso em Auschwitz”, disse à BBC Stephen Silverman, diretor de investigações e fiscalização da Campanha Contra o Antissemitismo,.

“O TikTok tem uma obrigação específica de lidar com esse conteúdo rapidamente, porque se especializa em fornecer vídeos virais para crianças e jovens adultos quando eles são mais impressionáveis, e ainda assim nossa pesquisa mostrou que o TikTok se tornou um dos vetores mais rápidos para transmissão de memes que zombam dos Holocausto”, disse ele.

A BBC afirmou que o usuário que postou o vídeo original parecia ser um jovem adolescente do Reino Unido, cuja conta ainda estava ativa. Ele afirmou ter conquistado 12.000 novos seguidores depois de postar o vídeo.