Memorial do Holocausto vai exibir o filme “Não Mais Silêncio” no dia 30

O Memorial do Holocausto de SP vai exibir no próximo dia 30 às 19h o filme “Não Mais Silêncio” de Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo. O filme apresenta os horrores do Holocausto através da memória de 10 sobreviventes, como se fosse a visão de crianças (a idade que eles tinham no período da guerra). O terror visto pelo olhar infantil. Durante 67 minutos o filme mostra as recordações de Ariella Segre, italiana; Marika Gidali, húngara; Rita Braun, polonesa; Joshua Strul, romeno; George Legmann, romeno; Tomas Venetianer, eslovaco; Stefan Lippman, alemão; Nanete Konig, holandesa; Andor Stern, brasileiro, e Daniel Roth, polonês. Todos vieram para o Brasil após a guerra. O filme deu voz aos sobreviventes, eles puderam colocar para fora os seus sentimentos guardados há dezenas de anos, relatar seus momentos mais dramáticos, seus sofrimentos e as dificuldades que passaram até a libertação. O filme é uma oportunidade principalmente para as novas gerações de conhecerem a história desses sobreviventes.

A exibição do filme seguida de bate-papo com os diretores ocorre dentro do seminário “Holocausto Nunca Mais!” idealizado pelo ator e diretor Rogério Nagai. O seminário teve início no dia 8 de março, sendo uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Oriente-se Produções Artísticas através do prêmio Proac Expresso Lab 2021. O seminário é parte integrante da primeira fase do projeto Sobreviventes do Holocausto como preparação para a montagem de um espetáculo realizado com os próprios sobreviventes do Holocausto, sob a direção artística de Rogério Nagai. O diretor também dirige desde 2016 o espetáculo “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” realizado com os próprios sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima residentes no Brasil, que deu início ao projeto Sobreviventes pela Paz. O tema Holocausto é a segunda fase da pesquisa, que tem por objetivo colocar sobreviventes de guerras e genocídios em cena para que esses crimes contra a humanidade nunca mais aconteçam.

O filme é realizado com apoio da Lei Rouanet: Plano anual do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto 2019. PRONAC 184515.

Veja a programação completa do evento:
Dia 30 de março, terça-feira
17h30 – Visita monitorada ao Memorial do Holocausto;
19h – Exibição do filme com debate com os diretores após a exibição.
O evento é gratuito e presencial. Inscrições através da plataforma Sympla abaixo: https://www.sympla.com.br/exibicao-do-documentario-nao-mais-silencio–visita-monitorada-e-bate-papo-com-diretores__1489508