Mensagem de Chanucá

Chanucá – que começa no próximo dia 23 e vai até 30 de dezembro – contém uma mensagem universal. Celebra a liberdade, a vitória da luz sobre as trevas. O símbolo da festa, um candelabro de oito braços, adquiriu significado especial durante a revolta dos judeus contra a coerção religiosa dos antigos gregos, aproximadamente há 2.200 anos.

Por volta de 160 A.E.C, os gregos selêucidas dominavam a terra de Israel e iniciaram uma forte repressão ao culto judaico, além de profanarem o Templo de Jerusalém. O objetivo era o de promover a aculturação forçada aos costumes helenísticos.

Os judeus responderam com uma grande revolta, cujo líder mais conhecido é Yehuda HaMacabi. Morto em combate, tornou-se um grande herói na tradição judaica. Após três anos de luta, os conquistadores foram expulsos.

“Chanucá traz ao presente uma vitória de 2.200 anos contra a intolerância. Esta é uma festa alegre e cheia de luzes. A mensagem de Chanucá ganha ainda mais sentido atualmente, quando vemos o racismo e o antissemitismo crescerem em todo o mundo. Que as luzes de Chanucá nos guiem pelo caminho dos valores democráticos, do respeito às minorias e da paz”.

Fernando Lottenberg, presidente da Conib