Mensagem de Rosh Hashaná da Conib e federadas

Ao anoitecer do dia 06 de setembro de 2021 ingressamos no Ano Novo Judaico de 5782 e, pelo segundo ano consecutivo, as comemorações religiosas deverão observar protocolos específicos ante as adversidades impostas pela Covid-19.
Mas não é esse o único desafio a superarmos. O ressurgimento de manifestações antissemitas, por vezes ocultas atrás do antissionismo, a disseminação quase livre do discurso de ódio, os ataques sofridos pelo Estado de Israel, as perseguições e manifestações preconceituosas contra minorias por raça, etnia, opção sexual e convicções políticas também marcaram um ano com mais disposição ao confronto do que ao diálogo.
Neste momento de reflexão durante nossas Grandes Festas, convidamos a comunidade judaica brasileira a manter-se unida em torno dos princípios fundamentais que devem nortear o nosso compromisso judaico e a nossa contribuição ao Brasil:
1. Contra o antissemitismo, o preconceito, a perseguição e toda forma de prática racista contra qualquer minoria, inclusive o discurso de ódio.
2. Contra a banalização do Holocausto, respeitando o martírio dos seis milhões de judeus que morreram nos campos de concentração nazistas, não permitindo que sua memória seja reduzida ou vilipendiada com comparações infundadas.
3. Pela Existência do Estado de Israel, soberano e democrático, e seu indiscutível direito de defesa contra as agressões de grupos terroristas.
4. Pelo livre pensar e a liberdade de manifestações dentro da comunidade judaica brasileira, que tem entre seus cidadãos pessoas de todas as linhas políticas e que, enquanto comunidade judaica organizada, defende a democracia brasileira como uma conquista da qual não se pode abrir mão.
Desejamos a todos um Chatimá Tová, que em Rosh Hashaná sejamos inscritos no Livro da Vida e em Yom Kipur confirmados para um ano bom e doce!
Confederação Israelita do Brasil (Conib)
FIRS – Federação Israelita do Rio Grande do Sul
Associação Israelita Catarinense
Federação Israelita do Paraná
Federação Israelita do Estado de Minas Gerais
Associação Cultural Israelita de Brasília
Sociedade Israelita da Bahia
FIPE – Federação Israelita de Pernambuco
Centro Israelita do Rio Grande do Norte
Sociedade Israelita do Ceará
FIERJ – Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro
CIP – Centro Israelita do Pará
Comitê Israelita do Amapá
FISESP – Federação Israelita do Estado de S.Paulo
CIAM – Comitê Israelita do Estado do Amazonas