Museu do Holocausto lança projeto para marcar Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Para marcar o (21/09) Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Museu do Holocausto de Curitiba está lançando o material digital “Nada sobre nós sem nós”. Acessível e gratuito, o projeto apresenta o contexto que levou à esterilização e ao extermínio de pessoas com transtornos mentais e deficiências físicas, sensoriais e intelectuais por parte do regime nazista e de seus colaboradores.

Acesse: http://www.museudoholocausto.org.br/nadasobrenos

Desenvolvido em parceria com o Projeto Ver com as Mãos e o curso de Letras Libras da UFPR (Universidade Federal do Paraná), o material ainda traz histórias de vítimas, sugestões de atividades para desenvolver em sala de aula e dicas de obras que abordam a temática. A iniciativa conta com o recurso de audiodescrição, realizado por Raquel Carissimi.

Esta é a segunda vez que o Museu se debruça num material de fôlego para narrar histórias de outros grupos vítimas do regime nazista. Em 2017, o “Nossa Luta: a perseguição aos negros durante o Holocausto”, transformado posteriormente em exposição itinerante, foi pioneiro em traçar paralelos entre a opressão nazista, os direitos humanos e a consciência negra no Brasil.