São Paulo adere à definição de antissemitismo da IHRA  - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

16.11.23 | Brasil

São Paulo adere à definição de antissemitismo da IHRA

O prefeito Ricardo Nunes esteve em evento com lideranças políticas e da comunidade judaica, nessa terça-feira, 14 de novembro, para a assinatura de uma Aliança Internacional.

A cidade de São Paulo acaba de aderir à definição de antissemitismo da International Holocaust Remembrance Aliance (IHRA), a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto. Essa Aliança adotou uma Definição de Trabalho de Antissemitismo em maio de 2016, que se tornou a definição internacionalmente reconhecida e referente para governos e organizações da sociedade civil. É um documento normativo e educativo, que não tem força de uma lei, mas costuma ser uma referência importante utilizada até mesmo por instâncias judiciarias.

Desde o dia 09 de novembro de 2021, o Brasil ingressou e faz parte, como estado observador.

A organização, integrada por 35 países, tem como meta "combater a crescente negação do Holocausto e do combate irrestrito ao antissemitismo" em nível mundial. O Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, assinou esse compromisso em evento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Leite, e do vereador Fabio Riva, um dos articuladores da iniciativa e que teve um papel protagonista na aprovação da lei no Município da Cidade de São Paulo inserindo o dia 09/11 como o Dia do Combate contra ao Antissemitismo e Fascismo.

Um dos objetivos principais da assinatura de um documento dessa natureza é fazer com que a cidade fique autorizada, capacitada e orientada a usar a Definição de trabalho de Antissemitismo da IRHA como recurso educacional para abordar e prevenir atividades relacionadas a preconceitos, discriminação, e neste caso motivados por antissemitismo, e evoluir na direção de uma legislação contundente no sentido de punir situações dessa natureza.

“Nesses tempos atuais em que a desinformação e o crescimento do antissemitismo têm crescido de forma significativa, esse gesto do Prefeito demonstra grandeza e sensibilidade”, declarou o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg.

“O combate à intolerância e à discriminação tem que ser pauta constante para evitar o aumento do discurso de ódio e, atualmente, ao antissemitismo. O prefeito, polícia e o muitos em São Paulo tem agido de forma correta e isso deve ser aplaudido e lembrado quando das eleições”, completou o assessor da CONIB Daniel Bialski.

São Paulo adere à definição de antissemitismo da IHRA  - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação