09.02.24 | Brasil
Movimento #Pinforpeace marca presença no clássico entre Corinthians e São Paulo
No dia 30 de janeiro, o clássico entre Corinthians e São Paulo foi marcado por uma participação especial que fez história. Dez sobreviventes do Holocausto, além de terem seus nomes anunciados, cantaram o Hino Nacional ao lado dos jogadores de ambos os times na Neo Química Arena.
Essa emocionante iniciativa fez parte da campanha "Diga Não ao Antissemitismo", promovida pelo Memorial do Holocausto, com o apoio da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Federação Israelita do Estado de São Paulo, Clube Hebraica e StandWithUs-Brasil.
Em um gesto simbólico de união pela paz e contra o terrorismo e o antissemitismo, todos eles ostentaram no lado esquerdo do peito o pin do Movimento #Pinforpeace. Este pin traz consigo um símbolo que unifica seis laços para formar uma estrela de Davi, reforçando a mensagem para que todos estejam juntos pela paz, contra o terrorismo e o antissemitismo.
O #Pinforpeace surgiu como um movimento contra o terrorismo e um símbolo de união pela vida e pela paz, tendo como ponto de partida os ataques do grupo terrorista Hamas em outubro passado e a crescente onda de antissemitismo global. Entre os idealizadores da iniciativa estão Natalie Klein, Alan Strozenberg, Daniel Oksenberg, Paula Puppi e Jairo Goldflus e a direção criativa é da agência Baila.
Com opções de pins físicos ou virtuais, disponíveis também via filtro no Instagram, a iniciativa convida as pessoas a postarem selfies em preto e branco, com o pin do lado esquerdo do peito (junto ao coração) , com a hashtag #pinforpeace.
O movimento já distribuiu mais de 20 mil pins e recebeu apoio de diversas personalidades, incluindo Adriane Galisteu, Patrícia Abravanel, Luciano Huck, Marina Morena, Abílio Diniz, Valdemar Iódice, Benjamin Back, Isabella Prata, Alexandre Herchcovitch, Lalá Noleto, Miss Samantha e Edson Leite, entre outros.