18.04.24 | Conib em ação
Missão da CONIB visita autoridades em Israel e presta solidariedade a famílias das vítimas
Um dos os objetivos da comitiva organizada pela CONIB é atuar pela melhora nas relações bilaterais entre Brasil e Israel
A primeira missão oficial organizada pela Confederação Israelita do Brasil (CONIB) desembarca neste sábado (13 de abril) em Israel, onde cumpre uma intensa agenda oficial e de caráter humanitário até o dia 17. A programação inclui audiências com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e com o ministro da Diáspora, Amichai Chikli, entre outras autoridades e representantes de organizações da sociedade civil. A comitiva irá se reunir também com familiares de vítimas e de reféns sequestrados pelo Hamas, além de percorrer alguns dos locais atacados em 7 de outubro de 2023. Entre esses, estão o Kibutz Nir Oz e o espaço em que era realizada uma festa na data do atentado terrorista, no sul do país.
Atuar pela melhora nas relações bilaterais entre Brasil e Israel e levar solidariedade à sociedade de Israel, estão entre os objetivos da iniciativa da CONIB, entidade política e apartidária que representa a comunidade judaica brasileira em sua pluralidade. A delegação também pretende colher informações, em Jerusalém e Tel Aviv, sobre como está hoje a situação no país, pouco mais de seis meses depois da tragédia, sobre o que vem sendo feito para enfrentá-la e como a comunidade judaica brasileira pode colaborar. A CONIB quer “levar o apoio da comunidade brasileira a Israel, aos israelenses e a todos que estão vivendo de perto esse momento tão difícil”, afirma o presidente da entidade, Claudio Lottenberg, que vai liderar os compromissos da missão.
Já no sábado (13), primeiro dia de atividades, os integrantes da comitiva buscarão se atualizar sobre a situação atual em Israel com o militar Roni Kaplan, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), e com o jornalista, escritor e professor universitário Henrique Cymerman, especialista em temas relacionados ao Oriente Médio. No domingo (14), estão previstos encontros com representantes da Organização Sionista Mundial (World Zionist Organization - WZO), Agência Judaica, além de reunião com o Fórum das Famílias dos Reféns, representado por Emilie Haya Moatti, e com o ministro da Diáspora, Amichai Chikli.
A programação prossegue na segunda-feira (15), com visita no sul do país a moradores do Kibutz Nir Oz, atacado em 7 de outubro, e ao espaço em que se realizava a festa na data, além do cemitério de carros que foram destruídos na ocasião. Estarão presentes sobreviventes brasileiros. No mesmo dia, a missão irá também à uma Base Militar, onde será recebida pelo militar de origem brasileira.
O encontro com o presidente de Israel, Isaac Herzog, será na terça-feira (16). No mesmo dia, a missão tem agenda no Ministério das Relações Exteriores com a diretora do Departamento de Luta contra o Antissemitismo, Ruth Dar. À noite, haverá reunião com Michal Cotler-Wunsh, política e diplomata israelense conhecida internacionalmente pelas suas ações de combate ao antissemitismo. A programação será concluída na quarta-feira (17), em Holon, com visita à organização Save a Child’s Heart (SACH), de atuação reconhecida pelo atendimento cardíaco pediátrico para crianças de países em desenvolvimento no Centro Médico Wolfson, e finaliza com o político, academico, Yossi Beilin.
O presidente da CONIB entende que, com a missão, a entidade reafirma os valores judaicos e seus princípios de paz, democracia, combate à intolerância e ao terrorismo, e reitera o compromisso com a defesa e legitimidade do Estado de Israel. “Nosso pensamento está com as famílias das vítimas do conflito e com os reféns que seguem prisioneiros do terrorismo do Hamas, por quem seguimos mobilizados pela imediata libertação”, conclui.