18.04.24 | Conib em ação
Missão de brasileiros se solidariza com familiares de vítimas em Israel
Os integrantes da missão oficial e humanitária de brasileiros organizada pela Confederação Israelita do Brasil (CONIB) estiveram neste domingo (14 de abril) em visita à Praça dos Reféns, em Tel Aviv, levando apoio a familiares das vítimas dos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023. O gesto de solidariedade ocorre seis meses depois da tragédia registrada no sul do país e um dia depois da escalada de tensão no Oriente Médio, com os ataques do Irã a Israel, que coincidiram com o início da chegada da delegação ao país. O encontro deste domingo foi marcado pela emoção dos familiares, que apelam por uma mobilização internacional para a libertação das vítimas.
O Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos reúne familiares de pessoas que desapareceram ou foram sequestradas e são mantidas como reféns pelo Hamas há mais de seis meses, desde o ataque terrorista de 2023. Além de ouvir os relatos contundentes e ouvir os apelos pela libertação das vítimas em poder dos extremistas, a delegação brasileira percorreu a Kikar Hatufim, a Praça dos Reféns, uma área pública localizada em frente ao Museu de Arte de Tel Aviv. O local tornou-se uma referência para as famílias dos reféns e demais vítimas e para os que desejam expressar solidariedade.
O presidente da CONIB, Claudio Lottenberg disse que o espírito de união dos integrantes da delegação contribuiu para que programação tivesse continuidade, mesmo depois que todos precisaram se refugiar num bunker para se proteger dos ataques aéreos de sábado à noite. E essa união se deve ao fato de a missão ter um propósito claro: “Nunca se muda um propósito quando ele deriva de valores, ainda mais quando são comprometidos com a verdade, com a integridade, com respeito mútuo, com sentimento de compaixão. Nós acreditamos no real e verdadeiro relacionamento de dois Estados, dois países pautados pela democracia – Brasil e Israel”. Lottenberg disse confiar que, por parte do Brasil e de Israel, independentemente de governantes, “essa relação deve prevalecer em bom termo, de maneira verdadeira e intensa, como existe desde a fundação de Israel”.
O presidente da CONIB ressaltou que um os objetivos da missão é “levar o apoio da comunidade brasileira a Israel, aos israelenses e a todos que estão vivendo de perto esse momento tão difícil”. E concluiu: “Nosso pensamento está com as famílias das vítimas do conflito e com os reféns que seguem prisioneiros do terrorismo do Hamas, por quem seguimos mobilizados pela imediata libertação”.
A visita aos familiares das vítimas foi o ponto alto da agenda do segundo dia da Missão da CONIB, que começou com uma visita ao Kotel Hamaaravi, o Muro Ocidental, um dos locais mais sagrados do judaísmo, localizado em Jerusalém, com a presença de representantes de organizações judaicas. Entre outros compromissos, a missão brasileira encontrou-se também, neste domingo, com parlamentares da Knesset, entre os quais Shelly Tal Meron. A delegação cumpre agenda oficial e de caráter humanitário em Israel até o dia 17, quando regressa ao Brasil.