07.10.25 | Cultura
FestRio Judaico transforma Ipanema em palco de cultura, união e solidariedade
A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, pulsou com vida e alegria no último domingo, 5 de outubro, com a realização da 8ª edição do FestRio Judaico. O evento, promovido pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), superou as expectativas, atraindo um público estimado em 18 mil pessoas (passantes), das 10h às 18h, em uma celebração vibrante da cultura, integração e solidariedade. O evento reuniu convidados especiais e autoridades municipais.
O festival entregou um verdadeiro “caldeirão” de histórias que emocionam, músicas que embalam, gastronomia que encanta e uma vibração de solidariedade muito característica do Rio, como prometido pela produção do evento, que ficou a cargo da vice-presidente Suzana Bennesby.
“Tivemos a energia contagiante do pagode que fez emocionantes homenagens a consagradas autoras e intérpretes brasileiras, passando pelos shows do aclamado George Israel (ex-Kid Abelha!) e as exibições talentosas das escolas judaicas, houve atrações para todos os gostos. E foi uma das edições mais belas de todas as já realizadas”, avaliou Suzana Bennesby.
Comunidade unida e diversidade em destaque
O presidente da FIERJ, Bruno Feigelson, destacou e parabenizou o esforço coletivo desta edição e das anteriores: "Nossa comunidade está compartilhando cultura, comida, música. É um dia da alegria! São mais de 100 barracas, e muita gente trabalhou para que isso acontecesse."
Um dos momentos mais tocantes foi o lançamento do livro “Rolande Fischberg: Superações no Holocausto e na Ditadura Militar", de Sofia Débora Levy, que trouxe à tona a poderosa história de uma sobrevivente. A campanha de arrecadação de livros para doação a comunidades carentes também foi um sucesso, demonstrando o engajamento do público com a causa.
As exposições "Cores do Mar Morto", do fotógrafo israelense Moshe Bernstein, e "O Rio judaico: a cidade pelo olhar de Samuel Malamud", que já haviam feito sucesso na Câmara Municipal, encantaram novamente os visitantes. O vereador Flávio Valle, que representa a comunidade judaica na Câmara Municipal, acompanhou a festa desde o início, e expressou seu orgulho: "É uma honra estar aqui mais uma vez. É um evento que acontece anualmente, e aqui trazemos as nossas raízes judaicas. Neste ano, estamos com a exposição do Malamud, que enriquece muito o evento (foi realizada pela primeira vez em exposição inédita na Câmara Municipal em ação do mandato), e estamos divulgando o trabalho que realizamos pela nossa comunidade e nos colocando à disposição do Rio de Janeiro.”
Diálogo, integração e apoio social
A Tenda Cultural se consolidou como um importante espaço para o "papo cabeça", com debates relevantes sobre temas como a conscientização e o combate ao antissemitismo, reforçando o papel do evento na promoção do diálogo.
O vereador Pedro Duarte sublinhou a importância da união em tempos desafiadores: "Compartilho dos valores e princípios que este evento representa e parabenizo a organização e o poder público pela realização da festa. A comunidade precisa dessa interação com todos da cidade e que o cidadão que está aqui possa entrar e comprar o vinho de Israel, conhecer as comidas, as culturas.”
O secretário municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, Lucas Padilha, também prestigiou o evento e celebrou a sinergia da comunidade judaica com a cidade parabenizou e realização de mais este trabalho e pela sinergia demonstrada. “Estamos felizes de estar aqui. A cidade está presente com exposições e eventos que destacam a fundamental contribuição da comunidade judaica na integração com o Rio de Janeiro com o mundo: artes e ciência".
Também prestigiaram a festa o deputado federal Eduardo Pazuello e Teresa Bergher, que representou a comunidade judaica na Câmara Municipal por cinco mandatos.
Solidariedade
A solidariedade foi um pilar do FestRio Judaico, que manteve seu apoio a pessoas autistas e com Síndrome de Down. O evento, que é Pet Friendly, ainda contou com uma área especial para os animais e uma bem-sucedida feira de adoção de cães e gatos, adicionando um toque de carinho e responsabilidade social.
A 8ª Edição do FestRio Judaico não foi apenas um evento, mas uma experiência memorável que celebrou a riqueza da cultura judaica e seu papel vital na tessitura social e cultural do Rio de Janeiro. A atmosfera de união, respeito e alegria que tomou Ipanema reafirma o festival como um marco anual aguardado por toda a cidade.