Professora Eva Blay recebe Prêmio USP de Direitos Humanos

A 16ª edição do Prêmio USP de Direitos Humanos, que aconteceu em 27 de novembro, no prédio da Reitoria da USP, premiou a professora e socióloga Eva Blay por sua contribuição para a sociedade brasileira.

A cerimônia foi liderada pelo reitor da Universidade, Vahan Agopyan, além, do Presidente da comissão de Direitos Humanos da USP, José Gregori.

Na categoria individual a socióloga e Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Eva Blay foi contemplada, por conta de sua trajetória acadêmica e sua relevante contribuição para a sociedade brasileira ao longo dos anos, seja com parlamentar ou em funções executivas que desempenhou em diferentes contextos profissionais, e das causas que assumiu ao longo da vida.

Eva Blay é uma das pioneiras em estudar o direito das mulheres no Brasil, e foi a fundadora do Centro de Estudos de Gênero e dos Direitos da Mulher da Universidade de São Paulo. Se especializou em relações de gênero, violência, identidades étnicas; e imigração judaica. Criou os primeiros cursos de graduação e pós-graduação sobre a mulher na USP. Foi fundadora e presidente do Centro de Estudos Rurais e Urbanos (Ceru) na década de 1980. Fundou e foi coordenadora científica do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero (Nemge). Foi também a primeira suplente do senador Fernando Henrique Cardoso, substituindo-o quando o titular ocupou sucessivamente as funções de ministro das Relações Exteriores e ministro da Fazenda no governo Itamar Franco. Com a saída de Fernando Henrique ao mandato para assumir a Presidência da República, Eva Blay foi efetivada senadora pelo estado de São Paulo.

Na categoria institucional,.a Faculdade Zumbi dos Palmares foi contemplada, ganhando ainda mais reconhecimento às causas que vem promovendo para a inserção social qualificada da comunidade de estudantes, predominantemente formada por alunos negros e/ou de baixa renda. Na ocasião, o reitor José Vicente recebeu a premiação em nome de todos os professores, colaboradores e alunos.