Foto: organização do simpósio

Representante da CONIB participa do primeiro simpósio sobre liberdade religiosa

O rabino Guershon Kwasniewski, da SIBRA – Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência – e um dos representantes da CONIB para o Diálogo Inter-Religioso, participou do Primeiro Simpósio Brasileiro de Liberdade Religiosa, que terminou na última sexta-feira (25) no Rio de Janeiro e reuniu representantes de várias religiões e de grupos de direitos humanos. Participaram do encontro, entre outros, Paulo Maltz, advogado; ex-presidente da Federação Israelita no Rio de Janeiro (FIERJ) e membro dos Conselhos de Direitos Humanos e Promoção da Liberdade Religiosa do Rio de Janeiro; Mohammed Al Bukai, Sheikh e Imam, Diretor de Assuntos Religiosos da União Nacional de Entidades Islâmicas (Mesquita Brasil); Gary B. Doxey, diretor associado do Centro Internacional de Estudos de Direito e Religião, J. Reuben Clark Law School, Brigham Young University, dos Estados Unidos; Stanley Arco, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a América do Sul; Diácono Nelson Águia, Secretário da Comissão da Arquidiocese do Rio de Janeiro para o Diálogo Inter Religioso; Weingarner Neto, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e professor da Universidade LaSalle (Brasil); Michael Wiener, representante de Direitos Humanos do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

O evento foi organizado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião, Brasil, Centro Internacional de Estudos de Direito e Religião J. Reuben Clark Law School, Brigham Young University (EUA).

O rabino Guershon Kwasniewski, que participou como palestrante do painel “Comunidades Religiosas, paz e reconciliação”, disse que “o encontro promoveu a aproximação de todos os setores, dando uma real dimensão de como o diálogo inter-religioso é importante para a consolidação da paz e o respeito em todas as sociedades”. “O direito à liberdade religiosa do indivíduo ou de grupos é um direito humano”, pontuou, ao destacar que desenvolveu “algumas ideias que irão se transformar em projetos e parcerias futuras”. Veja a programação do evento acessando o link: https://www.iclrs.org/simposio-brasileiro-de-liberdade-religiosa/