Foto: Instituto pelo Diálogo Intercultural,

Representante do CJL e CJM participa de jantar de Ramadan

Ariel Krok representou o grupo Novas Gerações Brasil do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL) e do Congresso Judaico Mundial (CJM), no sábado (30), no Iftar de Ramadan (quebra do jejum) a convite do Instituto pelo Diálogo Intercultural, junto com os muçulmanos Mustafa Goktepe, Ahmet Inanç İçen e Atilla Kus – amigos de longa data das instituições.

O jantar aconteceu no Colégio Belo Futuro Internacional, junto com participantes de várias origens e religiões. Ariel disse que o evento permitiu conhecer um pouco mais sobre as tradições islâmicas do mês sagrado do Ramadan. “Escutamos o chamado do Almuadém (o encarregado de anunciar em voz alta, do alto dos minaretes, o momento das cinco preces diárias) entoado por Atilla e desfrutamos de um jantar típico, maravilhoso para muitos dos presentes e encerrando o jejum daquele dia”, disse ele.

Essa não foi a primeira oportunidade para que cada comunidade conhecesse um pouco das tradições, cultura e religião da outra. O grupo já participou de cerimônias de Shabat e de Chanucá e, inclusive, um jantar de Ramadan. O grupo foi presenteado por Ariel Krok com uma Hagadá e ouviu uma explicação sobre Pessach, que neste ano coincidiu com a páscoa católica e o Ramadan.

“A paz, a cooperação, o entendimento mútuo e a amizade é possível entre judeus, muçulmanos e cristãos. Não somente é possível como é praticada diariamente em várias partes do mundo”, disse Ariel Krok, ao desejar: “Por mais encontros como este, por mais conhecimento, aprendizado e entendimento recíproco. Salam, Shalom”.