Steven Spielberg é o vencedor do Prêmio Genesis 2021

A Genesis Prize Foundation (GPF) anunciou hoje o nome do diretor de cinema, produtor e filantropo Steven Spielberg como vencedor do Prêmio Genesis 2021.

O Prêmio Genesis anual de US $ 1 milhão, chamado de “Nobel Judeu” pela revista Time, homenageia personalidades que se destacam por suas realizações profissionais e por sua contribuição para a humanidade e compromisso com os valores judaicos.

O prêmio reconhece a realização notável de Spielberg como um dos cineastas mais influentes da história do cinema; seu ativismo social e filantropia prolífica; e sua postura de princípio contra o antissemitismo e todas as formas de intolerância. O prêmio também reconhece seu trabalho extraordinário para preservar a memória do Holocausto e prevenir genocídios futuros por meio de filmes, ativismo público e filantropia.

Pela primeira vez na história do Prêmio Genesis, a voz do judaísmo global foi um fator importante na seleção do laureado. Duzentos mil judeus em seis continentes votaram no Laureado de 2021; e mais milhões engajados nas redes sociais. Embora o Comitê do Prêmio tivesse o arbítrio final para selecionar o vencedor, o fato de Spielberg receber a maioria dos votos foi um fator determinante importante.

“O Prêmio Genesis celebra o talento único de Steven Spielberg, seu compromisso em fazer do mundo um lugar melhor e sua contribuição incomparável para ensinar as gerações do pós-guerra sobre os horrores do Holocausto”, disse Stan Polovets, co-fundador e presidente da GPF . “Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas a Steven Spielberg à ilustre família de homenageados com o Prêmio Genesis, que inclui luminares como a juíza Ruth Bader Ginsburg, Natan Sharansky e Michael Bloomberg”.

“Spielberg é um grande visionário judeu e contador de histórias”, disse o ativista de direitos humanos Natan Sharansky, vencedor do Prêmio Genesis em 2020. “Temas judaicos importantes são frequentemente tecidos em suas narrativas: a importância da identidade e pertencimento, mantendo a humanidade em um mundo implacável , e honrando a obrigação moral de fazer a coisa certa. Seu talento as torna universais: contadas por Spielberg, essas histórias ganham vida nos corações das pessoas em todo o mundo”.

Steven Spielberg se torna o homenageado com o 9º Prêmio Genesis. Todos os laureados anteriores optaram por direcionar o prêmio de US$ 1 milhão para causas filantrópicas que defendiam. Sharansky, que precedeu Spielberg como ganhador do Prêmio Genesis, direcionou seu prêmio de US$ 1 milhão para apoiar pessoas e organizações que trabalham para aliviar a crise de saúde provocada pela Covid-19 e prevenir futuras pandemias.

“Parabéns a Steven Spielberg por este importante prêmio judaico”, disse Isaac Herzog, presidente da Agência Judaica para Israel e presidente do Comitê do Prêmio Genesis. “Ele é um exemplo de grande talento judeu, cujo extraordinário trabalho no cinema e na filantropia está ligado aos valores de seu povo – uma busca por justiça, compaixão, humanismo e um desejo verdadeiro de fazer do mundo um lugar melhor”.

Foto: WFPA ALAMY STOCK PHOTO