Robson Benete Crozoé

Torres do Congresso são iluminadas com a frase ‘Holocausto Nunca Mais’

As torres do Congresso Nacional foram iluminadas na noite desta quarta-feira (27) com a projeção da frase “Holocausto Nunca Mais”. Como em anos anteriores, o ato é uma ação da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e conta com o apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, casas do Congresso Nacional.

 

A iniciativa marca o Yom Hashoá VehaGvurá (Dia do Holocausto e do Heroísmo), quando no mundo inteiro presta-se homenagem à memória dos seis milhões de judeus e outras minorias exterminadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. “A luta contra o antissemitismo é permanente. O ódio aos judeus cresce globalmente e não faltam negacionistas e revisionistas que distorcem a História. É preciso sempre lembrar este episódio soturno para que algo parecido não volte a ocorrer nunca mais, com mais ninguém. Aquilo que imaginávamos distante ainda se mostra presente nos dias de hoje. Banalizar o Holocausto é inaceitável. Holocausto Nunca Mais!”, afirma o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg.

Além de homenagear as vítimas, a iniciativa lembra também o espírito de resistência dos que conseguiram se rebelar em cidades europeias sob ocupação e em campos de concentração e extermínio.

A iniciativa teve grande repercussão na mídia, com divulgação no Jornal Nacional , Agência Brasil , O Estado de S.Paulo,  Veja, IstoÉ Dinheiro , Poder 360, Correio Braziliense, Metrópoles  , Globo News, site da Câmara dos Deputados, Glamurama, O Documento, TIM News e outros.