TV Cultura exibe documentário sobre orquestra jovem de árabes e israelenses, sob a batuta de Daniel Barenboim


Daniel Barenboim e a orquestra West-Eastern Divan. Foto: Divulgação.

A TV Cultura exibirá em 21 de junho, às 21h30, o documentário “Knowledge is the Beginning” (2006), de Paul Smaczny, que conta a história da West-Eastern Divan, uma orquestra jovem baseada em Sevilha, Espanha, formada por músicos do Egito, Irã, Israel, Jordânia, Líbano, Palestina, Qatar e Síria. Cerca de 40% dos musicos são israelenses e 40%, do mundo árabe; também há músicos espanhóis. O documentário está no You Tube.

A orquestra foi fundada pelo pianista e maestro argentino israelense Daniel Barenboim e por Edward Said, intelectual de origem palestina, em 1999.

História e repercussão da orquestra

Sob um grande aparato de segurança, os músicos israelenses tocaram com a orquestra em Ramallah, na Cisjordânia, em 2005. Leia matéria do jornal inglês “The Guardian” sobre o concerto em Ramallah.

A violoncelista Elena Cheah foi convidada a tocar na orquestra em 2006, quando músicos libaneses e sírios não puderam sai de seus países, durante a guerra do Líbano, e tiveram que ser substituídos. Ela fala sobre seu livro “An Orchestra Beyond Borders” (“Uma Orquestra Além das Fronteiras”, em tradução livre – o livro ainda não foi publicado em países de língua portuguesa), que conta a história dos músicos e os bastidores da West-Eastern Divan, em palestra realizada na Livraria Feltrinelli, Milão, em janeiro de 2009 (áudio em inglês e italiano). A intenção de Elena é mostrar o que ocorre na orquestra, no sentido não-musical. Versão integral (55 min). Versão resumida (6:30).

Elena Cheah e Mariam Said, viúva de Edward Said, falam à BBC sobre a orquestra e sobre incidentes entre músicos judeus e árabes (somente áudio, é necessário o programa Real Player).

Leia depoimentos de dois músicos da orquestra, um israelense e um palestino, sobre suas experiências musicais e pessoais. Os depoimentos foram extraídos do livro “An Orchestra Beyond Borders”, da violoncelista Elena Cheah. Os textos estão localizados na parte inferior da página.

Veja entrevistas com o maestro e pianista israelense Daniel Barenboim, a primeira pessoa a possuir os passaportes israelense e palestino, sobre a paz no Oriente Médio (2008) e por ocasião do décimo aniversário da orquestra West-Eastern Divan (2009).

Em entrevista recente à Deutsche Welle, ele explica como mantém em harmonia a orquestra, que completou 15 anos.