Conib adere à campanha WeRemember do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) aderiu à campanha WeRemember lançada pelo Congresso Judaico Mundial (CJM) como forma de combater o antissemitismo e todas as formas de ódio, genocídio e xenofobia.

A campanha, que está em sua quarta edição e vai até 27 de janeiro – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – destaca a importância da educação sobre o Holocausto para evitar os crimes de ódio.

A iniciativa 2020 #WeRemember convida participantes de todo o mundo a tirar fotos de si segurando um cartaz com os dizeres “We Remember” e, depois, publicá-lo nas mídias sociais usando a hashtag #WeRemember, para espalhar a mensagem de que “nunca mais” aconteça o que ocorreu sob o nazismo durante a Segunda Guerra.

“Estamos testemunhando níveis crescentes de antissemitismo, xenofobia e negação do Holocausto em todo o mundo”, disse Ronald S. Lauder, presidente do Congresso Judaico Mundial (CJM) e da Fundação Memorial Auschwitz-Birkenau. “Devemos prestar atenção às horríveis lições do passado, aprender e compartilhar as histórias dos sobreviventes do Holocausto para honrar a memória dos seis milhões de judeus que os nazistas mataram e garantir que a escalada de ódio que vemos hoje não se torne uma repetição dessas atrocidades”.

“Participe da campanha #WeRemember para preservar o passado e garantir que ‘nunca mais’ realmente signifique nunca mais”.
As estatísticas, tanto em termos de violência antissemita quanto em relação à falta de conhecimento sobre o Holocausto, são assustadoras. Nos Estados Unidos, 780 incidentes antissemitas foram relatados apenas no primeiro semestre de 2019. Pesquisa de 2019 do Comitê Judaico Americano relatou que quase um quarto dos americanos nunca ouviu falar do Holocausto.

Em 27 de janeiro, o CJM participará de evento pelo 75º aniversário de libertação do campo no Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau. O evento reunirá chefes de Estado e representantes de comunidades judaicas de todo o mundo, além de aproximadamente 200 Sobreviventes do Holocausto. No encontro, Lauder pretende reafirmar a importância da conscientização e da educação no combate ao antigo ódio antissemita.

A campanha #WeRemember culminará no local do antigo campo de concentração nazista com transmissão ao vivo de fotos dos participantes em telão erguido ao lado dos escombros dos crematórios do antigo campo, como símbolo da sobrevivência do povo judeu diante de adversidades.

Esta campanha faz parte dos esforços do Congresso Judaico Mundial para promover a educação como um meio de combater a falta de conhecimento e a distorção de fatos históricos, particularmente quando se trata da negação do Holocausto. Por meio de um novo recurso online – AboutHolocaust.org -, o CJM, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), está compartilhando informações e fatos sobre Holocausto com pessoas de todo o mundo.

Para obter mais informações e assistir ao vídeo de lançamento da campanha #WeRemember de 2020, que destaca os depoimentos de cinco sobreviventes do Holocausto, visite weremember.wjc.org.