ASSOCIAÇÃO ISRAELITA CATARINENSE

SANTA CATARINA | Florianópolis
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
http://associacaoisraelitadesc.blogspot.com/


HISTÓRIA DA COMUNIDADE JUDAICA DE SANTA CATARINA


A comunidade judaica em Santa Catarina começou a se estruturar a partir do final dos anos 1970, com a chegada de diversas famílias originárias principalmente de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, que foram em busca de uma melhor qualidade vida e novas oportunidades profissionais.

As famílias que mudaram para o Estado nos anos 1970 foram se aglutinando de maneira informal e acolhendo novos membros. Este processo de construção comunitária foi formalizado com a criação da Associação Israelita Catarinense – AIC, em 2 de junho de 1990, fundada por um grupo de cerca de 20 pessoas durante um encontro em Termas do Gravatal. A sede, no entanto, foi estabelecida em Florianópolis.

A este grupo inicial juntaram-se, nos anos seguintes, outros judeus que viviam em Florianópolis e em cidades próximas, além de imigrantes originários dos Estados Unidos, países da Europa e, principalmente, da América Latina.

As entidades judaicas fundadas no Estado e vinculadas à Associação Israelita Catarinense são a Wizo (Women International Zionist Organization), fundada em 1990, e o movimento juvenil Hashomer Hatzair, criado em 1997.

No censo comunitário realizado pela AIC, em 2005, foram cadastradas 150 famílias. O mesmo censo identificou algumas famílias em cidades como Joinville, Balneário Camboriú, Criciúma, Itajaí e Imbituba.

A AIC tem participação no governo municipal como parte integrante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Coppir) – ambos ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social. As comunidades envolvidas são a negra, a judaica, a indígena, a árabe e a cigana.

BIBLIOGRAFIA:

Schweidson, Jacques. Judeus de Bombachas e Chimarrão. Rio de Janeiro, Editora José Olympio, 1985.

Schweidson, Jacques. Saga Judaica na Ilha do Desterro: Orgulhoso de suas raízes. Rio de Janeiro, Editora José Olympio, 1989.

Schucman, Lia Vainer. Produção de sentidos e a construção da identidade judaica em Florianópolis. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação