PARANÁ | Curitiba
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
http://www.feipr.org.br
Em 1889, chegaram os primeiros imigrantes judeus a Curitiba, em sua maioria originários da Europa Oriental e, particularmente, da Polônia. Em 1913, foi fundada a primeira instituição da comunidade curitibana, a União Israelita do Paraná.
A Federação Israelita do Paraná foi fundada em 1977. Curitiba, a capital, tem a maior comunidade judaica do Paraná. As cidades de Ponta Grossa, Paranaguá, Maringá, Rolândia também tem pequenos núcleos judaicos.
A comunidade no Paraná funciona no sistema de kehilá, isto é, todas as entidades da comunidade estão integradas, funcionando no mesmo local. Os membros da kehilá são em torno de 500 famílias, perfazendo um total de 2.500 pessoas, incluindo famílias que vieram recentemente de outros Estados do País.
A kehilá é composta pelo Centro Israelita do Paraná, que tem vários departamentos ativos: Cultural (Instituto Cultural Judaico-Brasileiro Bernardo Schulman); Religioso (Sinagoga; Chevra Kadisha e cemitérios); Social; Esportes e Hilfs Farain – Comitê de Ajuda aos necessitados. As outras entidades que integram a kehilá são: Escola Israelita Brasileira “Salomão Guelmann”, Federação Israelita do Paraná, B´nai B´rith, Biblioteca “Bernardino Schulman”, movimento juvenil Dror (Ichud Habonim), Fundo Comunitário, Idade de Ouro, Wizo e Pioneiras. A comunidade mantém o jornal mensal Kesher, o jornal Visão Judaica e um programa semanal na televisão.
Monografias e artigos de Regina Rotemberg Gouveira e Sergio Feldman, além de Schulman, Bernardo. Lexicon – Origem e evolução da Comunidade Judaica em Curitiba.