26.04.23 | Brasil
Diretores da CONIB vão a Brasília discutir o discurso de ódio e o aumento de células neonazistas
Os diretores da área jurídica da CONIB, Octavio Aronis e Rony Vainzof, estiveram em Brasilia nesta quarta-feira (26) para cumprir três pautas diferentes, todas ligadas ao combate ao discurso de ódio e ao neonazismo no Brasil. Alexandre Judkiewicz, do DSC (Departamento de Segurança Comunitária) também participou das reuniões.
O primeiro encontro foi com Estela Aranha, responsável pela assessoria especial de direitos digitais ligada ao Ministério da Justiça.
Em seguida, os diretores estiveram na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, onde se reuniram com o delegado Carlos Eduardo Sobral, à frente da chefia de inteligência deste departamento.
Para fechar a agenda, Aronis e Vainzof foram à diretoria de Inteligência da Policia Federal, onde estiveram com o delegado Rodrigo Moraes Fernandes, diretor de inteligência da instituição. Eles também se encontraram com o delegado Flávio Maltez Coca, responsável pela área de contraterrorismo da Polícia Federal.
"A ideia é cooperar com as autoridades competentes na repressão e prevenção deste tipo de crime. Tendo em vista o agravamento do discurso de ódio e do neonazismo no Brasil, este tipo de cooperação contínua alimenta a esperança de que cada vez mais este tipo de crime seja mitigado e combatido com a força da lei", afirmaram os diretores.