04.05.23 | Brasil
Diretores da CONIB participam de iniciativa da Fisesp que reuniu 39 líderes comunitários em Israel
Os diretores da CONIB Luiz Kignel e Paulo Gartner integram o grupo organizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) para a 12ª edição de seu programa Hassefá Ba Haretz, que levou 39 pessoas a Israel. Participam desta edição, além dos diretores da CONIB, dirigentes voluntários e profissionais da Fisesp, CIP, Naamat, ATID, Clube A Hebraica, Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, Comunidade Shalom, Fundação Arymax, Fundo Comunitário, Stand With Us e Colégio Renascença. A inciativa é uma parceria da Fisesp e o Fundo Comunitário Keren Hayesod. O objetivo do programa é oferecer mais que uma viagem a Israel, mas uma imersão nos aspectos sócio-econômicos e políticos do país.
“Hassefá não é uma viagem de turismo, para visitar os pontos turísticos e religiosos de Israel, mas sim para conhecer e entender a sociedade israelense e essa é a grande diferença. É a capacitação da liderança comunitária, através de contatos com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e autoridades governamentais para entender os desafios da sociedade israelense. E neste ano, o sucesso de nossa missão foi coroado com o encontro com o presidente Isaac Herzog, que recebeu em sua residência a comitiva da Hassefá”, destacou Luiz Kignel.
O presidente da Fisesp, Marcos Knobel, completou: “Viajar para Israel pela Hassefá é muito mais do que se inteirar sobre as questões sociais, políticas e econômicas do país. É viver o momento, analisar in loco tudo que está acontecendo. Por enquanto, nossa viagem tem sido extremamente produtiva. Tivemos contato com políticos, jornalistas, historiadores, podendo entender melhor o momento que Israel vive e as possíveis resoluções a partir daí”.
Do dia 30 de abril a 7 de maio, os participantes vão visitar diferentes locais e mergulhar na realidade e na diversidade israelenses. O grupo esteve no Parlamento israelense (Knesset) e teve oportunidade de conversar com o líder da oposição Benny Gantz. Também houve um encontro com o presidente de Israel, Isaac Herzog e uma visita à Suprema Corte, onde os visitantes puderam conhecer as instalações, acompanhar uma sessão plenária e conversar com a juíza do Supremo, Anat Baron.