28.09.23 | Brasil
CONIB repudia entrada do Irã no Brics
A CONIB repudia o convite feito ao Irã para se tornar membro do Brics, apontando que as práticas do regime de Teerã não condizem com as propostas da diplomacia brasileira. “A CONIB lamenta e vê com preocupação a eventual entrada do Irã no bloco do Brics. A teocracia iraniana defende abertamente a destruição de Israel, oprime sua população, persegue duramente mulheres e homossexuais e promove o terrorismo no Oriente Médio e além. Não são posturas nem valores que coadunam com os valores humanistas defendidos pela diplomacia brasileira”, diz a nota da instituição divulgada em matéria de Daniel Gateno no jornal O Estado de S.Paulo.
O convite formal ao Irã foi feito no dia 24 e incluiu outros países, como Arábia Saudita, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia.
A embaixada do Irã em Brasília enviou nota ao jornal, justificando que o novo bloco do Brics faz parte de uma transformação nas relações internacionais e que o aumento no número de países-membros do Sul Global vai contribuir para uma maior eficácia do grupo.