CONIB repudia entrada do Irã no Brics - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

28.09.23 | Brasil

CONIB repudia entrada do Irã no Brics

A CONIB repudia o convite feito ao Irã para se tornar membro do Brics, apontando que as práticas do regime de Teerã não condizem com as propostas da diplomacia brasileira. “A CONIB lamenta e vê com preocupação a eventual entrada do Irã no bloco do Brics. A teocracia iraniana defende abertamente a destruição de Israel, oprime sua população, persegue duramente mulheres e homossexuais e promove o terrorismo no Oriente Médio e além. Não são posturas nem valores que coadunam com os valores humanistas defendidos pela diplomacia brasileira”, diz a nota da instituição divulgada em matéria de Daniel Gateno no jornal O Estado de S.Paulo.

O convite formal ao Irã foi feito no dia 24 e incluiu outros países, como Arábia Saudita, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia.

A embaixada do Irã em Brasília enviou nota ao jornal, justificando que o novo bloco do Brics faz parte de uma transformação nas relações internacionais e que o aumento no número de países-membros do Sul Global vai contribuir para uma maior eficácia do grupo.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação