27.09.23 | Brasil
Presidente da FIERJ fala sobre o desafio de pacificar a comunidade, promover a coexistência e a convivência das instituições
O presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, FIERJ, Alberto David Klein conta nesta entrevista à CONIB, sobre sua vasta experiência na vida comunitária e sobre a sua gestão à frente da instituição. Alberto tem uma trajetória comunitária que reúne passagens, desde 1989, por colégio, clube, Memorial e pela Chevra Kadisha. Isto tudo na presidência. Ele disse que desde que assumiu a FIERJ (ele está no segundo mandato) o seu maior desafio foi pacificar a comunidade. Ele afirma que "não beneficiaria nem esquerda, nem direita, nem o reformismo e nem a ortodoxia. E quem apostou nisso ia perder, como perdeu”. “Quando você não tem diálogo, quando você não tem empatia, você não tem comunidade. E quando você não tem liderança, você tem um bando.”
Além de pacificar ele também reuniu as instituições assistenciais no Centro Israelita de Assistência Social do Rio de Janeiro para fazê-las trabalharem juntas. “Ainda é uma construção que estamos fazendo, mas elas estão juntas. Outra ação de destaque da gestão foi a coexistência e a convivência das instituições. E deste princípio iniciaram o trabalho com as de assistência social. Ele aponta que há problemas em todas elas. “O que desgasta é este trabalho nas federadas”, diz.