“A missão deve continuar”, afirma presidente da CONIB após ataque do Irã a Israel - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

18.04.24 | Conib em ação

“A missão deve continuar”, afirma presidente da CONIB após ataque do Irã a Israel

A missão de brasileiros organizada pela Confederação Israelita do Brasil (CONIB) chegou a Jerusalém neste sábado (13), onde se reuniu com o jornalista, escritor e professor universitário Henrique Cymerman, para um relato da situação do país, seis meses depois do ataque terrorista do Hamas, de 7 de outubro de 2023. No começo da noite, já no hotel, brasileiros foram informados do lançamento de drones iranianos contra o território israelense. Segundo o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, todos estão em segurança, em contato com as autoridades locais sobre a evolução dos acontecimentos:

“O governo informa que a situação está sob controle e nós imaginamos que sim. A missão deve continuar. Reforço o espírito desta missão, que é dar apoio ao Estado de Israel nesta luta contra o mundo terrorista, mundo este também patrocinado pelo estado do Irã.”

A chegada da missão a Israel repercutiu nos principais veículos de imprensa nacional, como Folha de S.Paulo, G1, Estadão, R7,  Poder360 e O Tempo.

Mais tarde, na mesma noite, as sirenes de alerta soaram em Jerusalém e o grupo se direcionou ao bunker do hotel. Em entrevista ao vivo à Jovem Pan News diretamente do espaço seguro, Lottenberg afirmou que “tanto para eles [o governo israelense] quanto pra nós, é uma situação inusitada, mas estamos sob segurança”.

Depois de quinze minutos dentro do bunker, Lottenberg contou em entrevista ao vivo na CNN Brasil que a missão da CONIB está em Israel para expressar solidariedade e fortalecer as boas relações entre os dois países. "O povo brasileiro é amigo de Israel", afirmou.

Ao SBT News, o presidente da CONIB compartilhou detalhes sobre o ataque. “Essa é a realidade do povo judeu. E não é de hoje. Desde a existência do estado de Israel. Sentimos essa situação de insegurança quando as sirenes tocaram aqui em Jerusalém e fomos levados para os bunkers. Situação complexa”.

A programação da missão, que se estende até o dia 17 de abril e inclui visitas a outras cidades do país, está mantida. Acompanhe a CONIB no Instagram para acompanhar as próximas atividades do grupo.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação