28.04.25 | Brasil
Câmara de Porto Alegre realiza nesta quarta Sessão Solene em homenagem à Independência do Estado de Israel
A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) convida para a Sessão Solene em homenagem à Independência do Estado de Israel, que será realizada na Câmara de Porto Alegre nesta quarta-feira (30) às 19h. A iniciativa é da vereadora Fernanda Barth. A FIRS destaca que a cerimônia será um momento especial de celebração da independência do Estado de Israel e de valorização dos laços históricos e culturais entre as comunidades. O evento será no plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal de Porto Alegre, e contará com a presença do Cônsul de Israel, Rafael Eidreich, além de autoridades e lideranças comunitárias.
O evento celebra os laços históricos, culturais e diplomáticos entre Brasil e Israel, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso com a promoção da paz, da diversidade e do combate ao antissemitismo — tema especialmente relevante diante do aumento de episódios de intolerância ao redor do mundo.
Para Daniela Russowsky Raad, presidente da FIRS, a solenidade vai além de uma comemoração simbólica. “A Independência de Israel representa o sonho de um povo por autodeterminação, liberdade e paz. Esta homenagem, além de valorizar os vínculos que unem nossas comunidades, é também uma afirmação contra o preconceito e o antissemitismo, em defesa da convivência harmoniosa e do respeito à diversidade”, destaca.
De acordo com relatório divulgado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), o número de denúncias de antissemitismo no Brasil cresceu 350% entre 2022 e 2024. Conforme Daniela, “dados como esse evidenciam a urgência de ações públicas que promovam o respeito e a convivência entre os povos. A realização da Sessão Solene, que já ocorreu em outras edições ao longo dos anos, reafirma a importância de dar visibilidade ao legado histórico do povo judeu e ao fortalecimento dos laços entre Brasil e Israel, especialmente em tempos em que o combate à intolerância se mostra ainda mais necessário”.
A cerimônia é aberta ao público, e os interessados em participar podem confirmar presença pelo telefone (51) 99794-1836, via WhatsApp.
A Câmara programou uma série de atos nesta semana em homenagem a Israel.
Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (28/04), a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou uma homenagem especial aos 77 anos da independência do Estado de Israel. A iniciativa também foi proposta pela vereadora Fernanda Barth (PL), que destacou o papel de Israel como a única democracia em uma região predominantemente marcada por regimes autoritários e condenou os regimes que não respeitam os direitos humanos.
Na ocasião, a presidente da FIRS, Daniela Russowsky Raad, destacou a história de resiliência do Estado de Israel e seu significado para a comunidade judaica. “Celebrar a independência de Israel é celebrar a liberdade, a democracia e o direito de um povo a existir e se autodeterminar. Em apenas 77 anos, Israel construiu uma nação vibrante, democrática, plural e inovadora, que respeita as diferenças e defende a liberdade religiosa, os direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+”, afirmou.
Daniela ainda reforçou a importância de combater o ódio e a intolerância. “Infelizmente, vivemos um momento em que o antissemitismo tem se intensificado, muitas vezes mascarado nas redes sociais. Precisamos estar atentos e unidos contra todas as formas de discriminação e preconceito”, declarou.
A presidente da FIRS também colocou Israel como um exemplo a ser seguido. “Nessa linha, gostaria de lançar uma reflexão, para vermos Israel como uma inspiração no que tange a resiliência e apego aos seus valores fundamentais. Temos muito em comum com o povo israelense. No Brasil, país grande, diverso e plural, enfrentamos desafios na defesa de direitos fundamentais. Não podemos esquecer, jamais, da importância de nos mantermos vigilantes pela tolerância, pelas liberdades e pelos direitos de cada um dos nossos cidadãos”, pontuou Daniela.
Veja abaixo fotos do evento da sessão ordinária na Câmara: