13.10.25 | Mundo

“Israel venceu a guerra, agora é hora da paz”, diz Trump no Knesset

O presidente americano, Donald Trump, foi recebido com aplausos pelos legisladores israelenses nesta segunda-feira (13) no Knesset (Parlamento), onde discursou logo após a libertação dos reféns. Trump definiu o momento como um "amanhecer histórico de um novo Oriente Médio", segundo noticiou o Times of Israel. Trump disse que a libertação dos reféns marca “não apenas o fim da guerra, mas o fim de uma era de terror e morte e o início da era da fé, da esperança num futuro de paz” na região. Ele fez um apelo para que palestinos "abandonem o terror para sempre" e sugeriu ao Irã a abrir laços com Israel.

Trump disse aos legisladores que Israel não tinha mais nada a conquistar no campo de batalha e precisava trabalhar pela paz no Oriente Médio, e disse que entregaria uma mensagem semelhante aos líderes regionais no Egito mais tarde naquele dia.

O presidente pressionou Israel a olhar além da guerra, dizendo que havia alcançado tudo o que podia “pela força das armas”.

"Vocês venceram", disse ele. "Agora é hora de transformar essas vitórias contra terroristas no campo de batalha no prêmio máximo de paz e prosperidade para todo o Oriente Médio".

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu respondeu, afirmando: "Estou comprometido com esta paz".

Trump prometeu ajudar a reconstruir Gaza e pediu aos palestinos que “se afastem para sempre do caminho do terror e da violência”. “Após muita dor, morte e dificuldades, “agora é  hora de se concentrar em fortalecer seu povo em vez de tentar destruir Israel”.

Trump até fez um gesto ao Irã, onde bombardeou três instalações nucleares durante a breve guerra do país com Israel no início deste ano, dizendo que "a mão da amizade e da cooperação estará sempre estendida". Ele disse que seria ótimo se um acordo de paz pudesse ser fechado entre Irã e Israel.

“Queremos apenas viver em paz”, disse ele. “Não queremos nenhuma ameaça pairando sobre nossas cabeças", destacou.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação