18.11.25 | Brasil
Fernando Lottenberg é ratificado no cargo de Comissário da OEA para o Monitoramento e Combate ao Antissemitismo
O jurista Fernando Lottenberg foi ratificado no cargo do Comissário da OEA para o Monitoramento e Combate ao Antissemitismo.
A CONIB parabeniza sua recondução, que reforça o compromisso do Brasil no enfrentamento ao antissemitismo nas Américas. Em um momento de crescimento do discurso de ódio contra judeus, sua atuação técnica e articulada é essencial para avançar políticas públicas, cooperação internacional e proteção das comunidades judaicas.
Ex-presidente da CONIB e atual membro do nosso Conselho, Fernando ocupa essa função desde 2021.
Fernando Lottenberg foi nomeado comissário da OEA para o Monitoramento e Combate ao Antissemitismo em outubro de 2021 pelo secretário-geral da organização, Luis Almagro, que, na ocasião, destacou: "Seu prestígio e histórico indicam que ele executará (a função) com sucesso. Com os melhores meus votos, o Senhor Comissário tem todo o meu apoio e apoio".
Em entrevista concedida à CONIB por ocasião da nomeação, Fernando Lottenberg afirmou: “Vai ser um trabalho bastante relevante, estou animado para desempenhar essas funções e acredito que a experiência que tive na CONIB junto com as comunidades latino-americanas e também dos EUA e Canadá vão contribuir para que essa função seja relevante e importante”. “O principal desafio é conscientizar os países de que o antissemitismo não é um problema apenas das comunidades judaicas, mas das sociedades que fazem parte do continente; é uma questão ligada à defesa da democracia e dos direitos humanos”, disse ele na ocasião. Fernando Lottenberg foi presidente da CONIB no período de 2014 a 2017.