26.11.25 | Mundo
Israel recebe os restos mortais de mais um refém
Israel identificou como sendo do refém israelense Dror Or os restos mortais devolvidos pelos grupos terroristas Hamas e Jihad Islâmico. Dror Or, de 48 anos, foi morto no kibbutz Be’eri ao lado da mulher, Yonat, durante os atentados de 7 de outubro de 2023. Dois de seus três filhos também foram capturados naquele dia pelo Hamas, mas foram soltos em seguida.
A Jihad Islâmica afirmou ter "encontrado" o corpo de Or em Nuseirat, no centro de Gaza, na segunda-feira. Na tarde seguinte, a Jihad Islâmica e o Hamas entregaram o corpo à Cruz Vermelha, que o repassou às Forças de Defesa de Israel.
Os corpos de dois reféns sequestrados ainda continuam na Faixa de Gaza — os do policial sargento Ran Gvili e do cidadão tailandês Sudthisak Rinthalak .
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu divulgou nota afirmando: “O governo israelense compartilha da profunda tristeza da família Or e de todas as famílias dos reféns falecidos”, segundo noticiou o Times of Israel.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (26), o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas destacou que Or era “um pai ativo e presente e um marido amoroso e dedicado”. “Dror era um excelente produtor de queijo — segundo seus amigos, colegas de trabalho e todos aqueles que tiveram o prazer de provar seus queijos artesanais”, afirmou o fórum. “Dror foi levado de volta a Israel para ser sepultado na terra de Be'eri, que ele tanto amava.”
O gabinete do primeiro-ministro afirmou que Israel está "determinado, comprometido e trabalhando incansavelmente" para trazer de volta os dois reféns mortos restantes para o sepultamento, acrescentando que o Hamas "é obrigado a cumprir seus compromissos com os mediadores e devolvê-los como parte da implementação do acordo".