06.03.23 | Mundo
Palestra de professor brasileiro sobre Amazônia lota auditório do Instituto Weizmann de Ciências
A palestra do brasileiro Prof. Paulo Artaxo da Universidade de São Paulo (USP), que abordou a pesquisa e situação atual da Amazônia, lotou o auditório no último dia 21 de fevereiro. Participaram do evento pesquisadores de diversos departamentos do Instituto Weizmann de Ciências, e também integrantes de um think tank responsável por incluir cientistas em ministérios do governo (Programa "Interface”), além de membros da comunidade de pesquisadores brasileiros em Israel.
A palestra, realizada a convite do Prof, Dan Yakir, do Departamento de Ciências da Terra e Planetárias, despertou profundo interesse e curiosidade, e mostrou o quanto a boa ciência surge através de ampla cooperação internacional e multidisciplinar.
“É sempre um prazer compartilhar o nosso trabalho em um Instituto de tamanha importância e excelência, como o Weizmann. Ciência de ponta se faz com parcerias e colaborações locais, nacionais e internacionais, e é exatamente o que o Brasil tem buscado fazer” - expressou o prof. Artaxo que é considerado um dos cientistas mais influentes do Brasil e mais citados mundialmente.
Com uma vasta produção científica na área da física, o Prof. Artaxo concentra seus interesses em temas do meio ambiente (especialmente amazônico), mudanças climáticas/aquecimento global e poluição do ar. Ele fez parte de oito painéis científicos internacionais, destacando-se o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), tendo recebido com toda a equipe do IPCC o Prêmio Nobel da Paz em 2007. O Professor Paulo Artaxo foi "lead-author" de capítulo do relatório que apresenta as bases físicas do sistema climático global.
O pesquisador brasileiro Rafael Stern, PhD no departamento de Geociências do Instituto Weizmann, que vive em Israel há 7 anos e trabalha no Ministério da Agricultura de Israel através do Programa Interface, destacou: _ “O prof Artaxo inspirou pesquisadores israelenses e de diversos outros países a buscar soluções amplas para o debate climático, comunicação da pesquisa para o público geral, aplicação em decisões, e lidar com desafios, como o negacionismo climático."
Siga os Amigos do Weizmann em:
Site: www.amigosdoweizmann.org.br
Facebook: Amigos do Weizmann – Brasil
Instagram: weizmann_brasil
Twitter:@doweizmann