Para marcar nova era nas relações com países árabes, universidades assinam acordos - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Foto: Instituto Technion

28.03.23 | Mundo

Para marcar nova era nas relações com países árabes, universidades assinam acordos

Na esteira dos Acordos de Abraão, assinados entre Israel e países árabes, o Technion (Instituto de Tecnologia de Israel) e a Mohammed VI Polytechnic University (UM6P), do Marrocos, assinaram um documento de cooperação acadêmica, em cerimônia realizada em Haifa, sinalizando uma nova era de parceria inovadora entre as duas instituições

O documento foi assinado pelo presidente da UM6P, Hicham El Habti, e pelo presidente da Technion, Prof. Uri Sivan, vice-presidente sênior, Prof. Oded Rabinovitch, e vice-presidente de pesquisa, Prof. Koby Rubinstein.

Na ocasião, Sivan destacou a importância do acordo de cooperação acadêmica entre os dois países e Hicham El Habti ressaltou o momento histórico e a necessidade de fortalecer os laços entre Israel e Marrocos. El Habti presenteou Sivan com um livro sobre a história dos judeus marroquinos, e Sivan deu a El Habti uma placa com a insígnia do Technion. Saiba mais em: https://www.israel21c.org/technion-signs-historic-agreement-with-moroccan-university/?fbclid=IwAR33Nd3eDhr0dShNIVVHSW7PldWK0B1h1qq_QkV1I5NpfUK5DQaFNKJuvYs 

A Universidade de Haifa (UofH) e a Universidade de Zayed dos Emirados Árabes Unidos também assinaram um acordo de cooperação acadêmica em 2021, que se concentrará em pesquisa conjunta e intercâmbio de professores e alunos. As duas universidades compartilham conhecimento acadêmico em diversas áreas, incluindo ciências marinhas, educação, gestão de recursos naturais, e realizarão projetos de pesquisa conjuntos nessas áreas. 

A Universidade de Haifa é a instituição mais pluralista de ensino superior em Israel. Com cerca de 18 mil alunos de diferentes nacionalidades, compõe seis faculdades: Direito, Ciências, Ciência Educativa, Humanidades, Educação e Bem-estar Social e Saúde.

Acordos de cooperação entre árabes e israelenses também acontecem em outras áreas, como na criação da Orquestra Árabe-Judaica. Composta por músicos muçulmanos, judeus, cristãos e drusos, a Orquestra Árabe-Judaica da UofH inspira cooperação, abertura e harmonia. A Orquestra toca instrumentos representando o Oriente e o Ocidente e canta em árabe, hebraico e inglês. Sob a direção do Prof. Taiseer Elias da Escola de Artes, a orquestra se apresenta em Israel e no mundo.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação