28.06.23 | Mundo
Itália decide banir camisa 88 no futebol em combate ao antissemitismo
A Federação Italiana de Futebol (FIGC) e os Ministérios do Interior e do Esporte da Itália assinaram uma declaração de intenções com o objetivo de combater o antissemitismo e a promoção do nazismo no esporte, adotando uma série de medidas, entre elas a proibição do uso da camisa 88 - o número é usado pelo movimento neonazista para expressar saudação a Hitler. Além disso, está prevista a inclusão da definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) no código de ética dos clubes.
A iniciativa visa conter manifestações antissemitas e de promoção do nazismo nos estádios. Nesta última temporada, torcedores compareceram aos estádios italianos usando camisas com o número 88 nas costas e com a palavra “Hitlerson”, que pode significar “filho de Hitler”.
Também ocorreram nos estádios italianos ataques antissemitas, com o uso da palavra judeu como xingamento, vaias a jogadores negros e a exibição de símbolos fascistas e nazistas.
Outras decisões como a interrupção de jogo em caso de cânticos, atos ou manifestações antissemitas também estão previstas na carta de intenções.