01.08.23 | Mundo
Filme israelo-iraniano aborda a posição do Irã contra Israel em competições internacionais
Do diretor de “Golda”, Guy Nattiv, e da diretora iraniana Zar Amir Ebrahimi, “Tatame” é o primeiro filme israelo-iraniano a estrear no festival de Cinema de Veneza, em setembro, segundo noticiou o Times of Israel, em matéria de Jessica Steinberg.
“Tatame” aborda a história real e uma situação que tem se repetido inúmeras vezes em competições internacionais.
O filme conta a história da judoca iraniana Leila (Arian Mendi) e de sua treinadora Mariam (Zar Amir Ebrahimi), quando ambas recebem uma ordem do regime islâmico iraniano, recomendando à atleta fingir uma lesão e desistir da competição para evitar enfrentar no tatame uma israelense, caso contrário ela seria considerada traidora de seu país.
Leila, então, enfrenta o dilema entre obedecer ao regime iraniano, ou continuar na competição e lutar pela conquista do ouro e colocar a si mesma e a sua família em risco.
O filme foi dirigido por Nattiv e por Ebrahimi (“Holy Spider”, “Tehran Taboo”), vencedora do festival de Cannes, e escrito por Nattiv e Elham Erfani.
Ebrahimi fugiu do Irã em 2008 e vive exilada na França. Na matéria, ela diz que o filme é uma oportunidade de dar voz às iranianas que lutam diariamente contra o regime opressor em seu país.