02.10.23 | Mundo
Serviço Postal dos EUA homenageia a juíza Ruth Bader Ginsburg com uma série de selos
Em nova série de selos especiais, o Serviço Postal dos Estados Unidos prestou homenagem à juíza judia da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg, que faleceu em 2020.
Os selos com a imagem da juíza, lançados nesta segunda-feira (2), fazem parte de uma série de edições em homenagem a personalidades americanas já falecidas e que se destacaram na vida pública do país, de acordo com matéria de Philissa Cramer, no site Jewish Telegraphic Agency.
“Honre um ícone da cultura americana com este novo selo de Ruth Bader Ginsburg”, afirma o serviço dos correios em seu site. E destaca o legado de Ginsburg: “Ela começou sua carreira como advogada e ativista lutando contra a discriminação de gênero. E logo se destacou como uma juíza que não tinha medo de discordar de seus colegas. Ginsburg ganhou a reputação de ser uma voz respeitada pela justiça igualitária”.
De acordo com a matéria, os selos de edição especial do Serviço Postal dos EUA em homenagem a americanos notáveis já incluíram muitos judeus, entre eles o físico Richard Feynman em 2005, o cartunista e inventor Rube Goldberg em 1995 e, em 1991, a comediante Fanny Brice, que inspirou o musical “Funny Girl”. A série em que Brice apareceu foi desenhada pelo ilustrador judeu Al Hirschfeld. No ano passado, o serviço lançou um selo de edição especial com o poeta judeu Shel Silverstein.
O serviço de correios dos EUA também já lançou uma série de selos de Chanucá e pretende relançar neste ano, pela nona vez desde 1966. O novo selo foi desenhado por Jeanette Kuvin Oren, uma artista judia que também desenha objetos rituais para uso doméstico e em sinagogas.