17.10.23 | Mundo
CONIB lamenta a morte de Celeste Fishbein, filha e neta de brasileiros, mais uma vítima do ataque do terrorista
A CONIB lamenta profundamente a morte da jovem Celeste Fishbein, de 18 anos, filha e neta de brasileiros, que estava desaparecida após ataques do Hamas em Israel. Nos solidarizamos com os familiares e amigos.
As autoridades israelenses avisaram a família de que o corpo foi encontrado nesta terça-feira (17), segundo informou à imprensa o tio dela, Mario Fishbein. Celeste estava na lista como uma das 199 pessoas feitas reféns pelo Hamas. Ela era babá e estava no kibutz Be'eri, no sul do país, com o namorado, Dor Haider, em 7 de outubro, quando o grupo terrorista invadiu o local, deixando cerca de cem mortos. Fishbein já havia sido vítima da violência do Hamas. A jovem tinha marcas no corpo de estilhaços de um foguete que caiu no kibutz onde ela vivia. Por isso, ela não se alistou para servir ao Exército, segundo informou ao Globo a prima de Celeste, a brasileira Flora Rosembaun. Esta também é uma sobrevivente de ataque terrorista. Ela foi uma das vítimas do atentado do Hamas à pizzaria Sbarro, no centro de Jerusalém, em 2001. Ela, o marido e a enteada passavam na frente do local quando um suicida do Hamas detonou uma bomba.
A explosão deixou 15 mortos, entre eles seu marido, Giora Balash, então com 69 anos, e cerca de 130 feridos. Flora ficou internada no hospital Hadassah Ein Keren, em Jerusalém, por 17 dias, com queimaduras e estilhaços no corpo. Eles estavam em Israel para participar de um casamento.