18.10.23 | Mundo

Conselho de Segurança da ONU rejeita resolução apresentada pelo Brasil sobre o conflito

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou resolução apresentada pelo Brasil para solucionar o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O texto, votado na manhã desta quarta-feira (18), foi vetado pelos Estados Unidos, contrários a um cessar-fogo imediato na região.

O chanceler Mauro Vieira lamentou a rejeição, afirmando que o governo brasileiro fez todo o possível para buscar uma solução para o conflito, decorrente do ataque terrorista do Hamas contra civis em território israelense.

A proposta brasileira foi aprovada por 12 delegações entre os 15 países que compõem o órgão. Apenas os países com assentos permanentes podem rejeitar integralmente o documento votado — além dos Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido também têm a prerrogativa. A Rússia, que havia apresentado sua própria resolução e tentado fazer duas emendas ao texto brasileiro, se absteve, assim como o Reino Unido.

Ao justificar o veto, a representante dos EUA no Conselho de Segurança, Linda Thomas-Greenfield, afirmou que o texto não poderia ser aprovado pela delegação americana, mas que o país continuará defendendo a necessidade de proteger os civis e funcionários de organizações humanitárias que atuam na região.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação