23.10.23 | Mundo
Israel confirma a libertação de duas reféns
O governo de Israel confirmou a libertação nesta segunda-feira (23) de duas israelenses que estavam sendo mantidas reféns pelo Hamas.
As reféns libertadas são as israelenses Nurit Yitzhak, de 80 anos, e Yocheved Levschitz, de 85 anos, Ambas são moradoras da cidade de Kibutz Nir Oz. Suas famílias já foram informadas da soltura, segundo a rede de televisão Canal 12, de Israel.
A libertação teria ocorrido com a mediação do Catar e do Egito.
Acredita-se que pelo menos outras 220 pessoas – incluindo os respectivos maridos de ambas as mulheres, Amiram Cooper, 84, e Oded Lifshitz, 83 – ainda continuem reféns do Hamas. Os casais foram capturados em 7 de outubro de suas casas no Kibutz Nir Oz. Muitos outros foram massacrados por terroristas do Hamas na comunidade.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha disse ter facilitado a libertação dos reféns, “transportando-os para fora de Gaza esta noite”, escreveu a organização no X.
Yocheved Lifshitz, 85, descreveu nesta terça-feira (24) sua experiência durante os 17 dias que passou em cativeiro na Faixa de Gaza. "Passei pelo inferno", disse ela à imprensa em um hospital de Tel Aviv, ainda visivelmente cansada. Ela ressaltou, porém, que foi bem tratada durante o período, e seu relato indica que a facção mantém uma operação estruturada, que inclui médicos, paramédicos e seguranças.