25.10.23 | Mundo

“Um Vestido Novo Para Um Ódio Antigo”

Em artigo publicado no site PT.Chabad.org, a jornalista e escritora catalã Pilar Rahola comenta sobre um encontro que teve em Barcelona com uma centena de advogados e juízes que queriam ouvir suas opiniões sobre o conflito Israel-Hamas. E ela explica o interesse, afirmando que “Israel está sob a lupa midiática permanente e sua imagem distorcida contamina os cérebros do mundo”. E questiona: “Por que tanta gente inteligente, quando fala sobre Israel, se torna idiota? O problema que temos, nós que não demonizamos Israel, é que não existe debate sobre o conflito, existe rótulo; não se troca ideias, adere-se a slogans; não desfrutamos de informações sérias, nós sofremos de jornalismo tipo hambúrguer, fast food, cheio de preconceitos, propaganda e simplismo”. E destaca: “O pensamento intelectual e o jornalismo internacional renunciaram a Israel. Não existem. É por isso que, quando se tenta ir mais além do pensamento único, passa-se a ser o suspeito, o não solidário e o reacionário, e o imediatamente segregado. Por quê? Eu tento responder a esta pergunta há anos: por quê? Por que de todos os conflitos do mundo, só este interessa? Por que se criminaliza um pequeno país, que luta por sua sobrevivência? Por que triunfa a mentira e a manipulação informativa, com tanta facilidade? Por que tudo é reduzido a uma simples massa de imperialistas assassinos? Por que as razões de Israel nunca existem? Por que as culpas palestinas nunca existem? Por que Arafat é um herói e Sharon um monstro? Em definitivo, por que, sendo o único país do mundo ameaçado com a destruição é o único que ninguém considera como vítima?”. Leia a íntegra do artigo: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1653761/jewish/Um-Vestido-Novo-Para-Um-dio-Antigo.htm 


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação