Casos de antissemitismo têm aumento de quase 400% nos EUA - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

25.10.23 | Mundo

Casos de antissemitismo têm aumento de quase 400% nos EUA

Um relatório da Liga Anti-Difamação (ADL), divulgado nesta quarta-feira (25), revelou que incidentes antissemitas nos Estados Unidos tiveram um aumento de quase 400% desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas, conflito que começou após os ataques de 7 de outubro contra civis israelenses.

Segundo a ADL, houve um crescimento de 388% nos incidentes de ódio contra judeus em todo o território americano entre os dias 7 e 23 de outubro, em relação ao mesmo período do ano anterior. O relatório foi divulgado em um momento em que autoridades americanas aumentaram o monitoramento de ameaças internas devido ao conflito no Oriente Médio, segundo noticiou o site da Veja.

O CEO da ADL, Jonathan Greenblatt, fez um apelo às autoridades para que reforcem a segurança às comunidades judaicas do país e observou: “Quando um conflito irrompe em Israel, logo ocorrem incidentes antissemitas nos Estados Unidos e no mundo”.

O Centro sobre Extremismo da ADL afirmou que, segundo informações preliminares, ao menos 312 incidentes de antissemitismo foram relatados nos Estados Unidos de 7 a 23 de outubro, incluindo assédio, vandalismo e agressão física. Desses, cerca de 190 estavam diretamente relacionados ao conflito entre Israel e o Hamas. No mesmo período de 2022, a ADL registou 64 incidentes antissemitismo no país, dos quais quatro estavam ligados a Israel.

Entre os exemplos citados pela ADL, estavam acusações de agressão física, mensagens de ódio nas redes sociais – especialmente no Telegram – e até manifestações públicas em que houve “apoio explícito ou implícito ao Hamas e/ou estímulo à violência contra judeus em Israel”.

Mas, segundo a ADL, o antissemitismo já estava em alta nos Estados Unidos antes do conflito. No ano passado, foram registrados quase 3.700 casos de crimes de ódio contra judeus, um recorde na série histórica da ADL, que começou a monitorar os casos em 1979.

Casos também aumentaram em outros países:

Relatório divulgado no site da ADL também revelou um aumento nos casos de antissemitismo em outros países.

Áustria: De acordo com a Comunidade Judaica de Viena, de 7 a 19 de outubro, ocorreram 76 incidentes antissemitas desde 7 de outubro, um aumento de 300%.

França: De acordo com o Ministro do Interior, de 7 a 23 de outubro, 588 incidentes anti-semitas foram relatados à polícia, resultando em 336 detenções.

Alemanha: De acordo com a RIAS, a ONG que regista incidentes antissemitas na Alemanha, de 7 a 15 de outubro, houve um aumento de 240% de incidentes anti-semitas desde 7 de Outubro, em comparação com o mesmo período do ano passado. 91% deles são casos relacionados a Israel.

Reino Unido: De acordo com a organização de segurança da comunidade judaica, CST, de 7 a 23 de outubro, mais de 600 incidentes antissemitas foram relatados, o maior número em um período de 17 dias desde que a CST começou a registrar incidentes antissemitas em 1984, e um aumento de 641% em comparação com o mesmo período do ano passado.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação