27.10.23 | Mundo
Jornal da Record estreia série sobre mulheres que sobreviveram ao Holocausto
Matéria de Camila Busnello, da Record TV, aborda a série “As Sobreviventes”, que estreou no último dia 23, no Jornal da Record, e que conta a história de mulheres que sobreviveram ao Holocausto. A série começa com a pergunta: “Como foi ser mulher diante dos horrores do regime autoritário de Adolf Hitler?”. E a resposta das sobreviventes foi sempre a mesma: “Foi mais difícil para nós porque as mulheres eram mais vulneráveis, mais fracas para os trabalhos forçados”. Sobreviviam por pouco tempo quando eram submetidas a serviços exaustivos, com quase nada de comida e descanso. Higiene, nem se fala. Mas o pior era a dor da separação dos filhos. Às vezes, para morrer, outras para se esconder, para salvar o filho. Ou, pior, ainda passar pela experiência mais traumática que qualquer outra. Ver o próprio filho ir para as câmaras de gás.
A série conta, em cinco episódios, o relato de mulheres judias sobreviventes do Holocausto e que atualmente residem no Brasil e em Israel. Estas mulheres, que na época eram apenas crianças, foram testemunhas diretas dos horrores da guerra, enfrentando adversidades ainda maiores por serem meninas. Infelizmente, as mulheres e crianças eram frequentemente as primeiras vítimas do regime nazista por serem frágeis.
A série é resultado da visita que a repórter Camila Busnello e sua equipe fizeram à Polônia, a convite do Memorial do Holocausto e com apoio do governo polonês. Lá, eles visitaram locais marcados pelo extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Entre esses lugares destacam-se os campos de concentração e o gueto de Varsóvia.
O Jornal da Record vai ao ar de segunda a sexta, às 19h55, e aos sábados, 19h45, na tela da Record TV. Assista a série: https://estudio.r7.com/as-sobreviventes-26102023