31.10.23 | Mundo
Embaixador israelense usa estrela amarela para exigir que a ONU condene as atrocidades do Hamas
O embaixador israelense na ONU, Gilad Erdan, exibiu uma estrela amarela em seu peito na segunda-feira (30) com os dizeres “Never Again” (“Nunca Mais”) ao discursar no Conselho de Segurança para exigir que a organização condene as atrocidades do Hamas.
O uso do emblema, associado à perseguição de judeus pelos nazistas, provocou críticas do memorial do Holocausto de Israel, o Yad Vashem, que classificou o ato como uma "desonra às vítimas" judaicas do nazismo, segundo noticiou o site Deutsche Welle.
Ao colocar o emblema durante a sessão plenária, o diplomata Gilad Erdan afirmou que pretende usar a estrela até que os membros do conselho condenem explicitamente as atrocidades cometidas pelo grupo terrorista Hamas contra cidadãos israelenses.
Além do embaixador Erdan, outros membros da delegação israelense na ONU exibiram a estrela na sessão de segunda-feira. "Alguns de vocês não aprenderam nada nos últimos 80 anos. Alguns de vocês esqueceram por que esse órgão foi criado”, destacou Erdan, ao recordar o que aconteceu aos judeus durante o Holocausto.