06.11.23 | Mundo
Alemanha proíbe atividades de organização palestina e de apoiadores do Hamas
A Alemanha proibiu as atividades da organização palestina Samidoun e de apoiadores do Hamas, depois que membros dos grupos comemoraram em Berlim os ataques do dia 7 de outubro contra civis israelenses, segundo noticiou o site Deustche Welle.
A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, anunciou a proibição de qualquer atividade vinculada ao Hamas, e baniu também a organização palestina Samidoun, que promoveu atos de comemoração do ataque do Hamas contra Israel.
A proibição de atividades relacionadas ao Hamas na Alemanha já havia sido anunciada pelo chanceler federal Olaf Scholz em 12 de outubro, e torna-se efetiva após a determinação do Ministério do Interior. O Hamas é considerado uma organização terrorista pela União Europeia, pela Alemanha, Estados Unidos e outros países.
A Samidoun é uma organização que operava na Alemanha sob os nomes Hirak – Palestinian Youth Mobilization Jugendbewegung (Germany) e Hirak e.V. Segundo o Departamento Federal de Proteção da Constituição da Alemanha (BfV), ela é vinculada à organização radical palestina PFLP (Frente Popular para a Libertação da Palestina), que defende a luta armada contra Israel.