27.11.23 | Mundo

Em entrevista ao “Fantástico”, filho de um dos fundadores do Hamas conta o que o levou a trabalhar para Israel

Em entrevista ao programa Fantástico deste domingo (26), Mosab Hassan Yousef, filho mais velho de Hassan Yousef, um dos fundadores do Hamas, contou como acompanhou a criação do grupo terrorista em sua própria casa, em Ramallah, na Cisjordânia, e o que o levou a mudar de lado e trabalhar para Israel. "Era o negócio da família, o meu destino estava ligado ao futuro do Hamas. (...)". Ele disse que apesar das punições e dos castigos violentos para que quem violava as regras, “o Hamas fornecia segurança, prestígio, status, todo o conforto. Então, o Hamas era tudo para mim”, disse ele.

Mosab Hassan Yousef disse que desde criança não gostava da disciplina rígida do Hamas, porque quem violasse as normas fossem era punido. Apesar disso, ele acabou seguindo os passos do pai até se tornar o seu “braço direito”.

Aos 18 anos, ele acabou sendo detido pelas Forças de Defesa de Israel e passou 16 meses numa penitenciária israelense. Na prisão, ele disse ter visto integrantes do Hamas torturarem e matarem palestinos.

Ele contou que ter presenciado esses episódios o levou a aceitar uma proposta que mudou sua vida: ser espião do Shin Bet, o serviço de segurança interna de Israel, para prender terroristas do Hamas envolvidos em atentados com explosivos. Assista aqui íntegra da entrevista.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação