29.11.23 | Mundo
Pesquisa revela que palestinos rejeitam a ditadura do Hamas
Pesquisa liderada pela palestina-americana Amaney Jamal, cientista política da Universidade de Princeton, revelou que a população de Gaza não confia no poder "corrupto" e "autoritário" do Hamas, de acordo com matéria de Nicolas Revise, da agência France Presse, publicada na Folha de S.Paulo.
Segundo a pesquisadora, reitora da Escola de Assuntos Públicos e Internacionais da universidade, a maioria – dois terços - dos moradores de Gaza se sentem “presos” entre o bloqueio israelense imposto ao território desde 2007 e a ditadura do Hamas.
O palestino médio, já acostumado com o bloqueio israelense, rejeita os regimes do Hamas e da Autoridade Palestina, que nos últimos anos se tornaram mais ditatoriais e autoritários, de acordo com a pesquisadora.
Jamal nasceu na Califórnia, mas passou a juventude em Ramallah, cidade natal de sua família, na Cisjordânia. Junto com o colega Michael Robbins, Jamal criou o "Arab Barometer" (Barômetro Árabe), que desde 2006 realiza estudos sociológicos e pesquisas de opinião a cada dois anos em 16 países do Oriente Médio e do Norte da África.
Esta 8ª edição, intitulada "O que os palestinos realmente pensam do Hamas", foi realizada entre o final de setembro e o dia 6 de outubro, com uma amostra de 790 pessoas na Cisjordânia e 399 na Faixa de Gaza. A pesquisa foi interrompida pelos ataques do Hamas a Israel, no dia 7 de outubro, que deixaram 1.400 mortos e mais de 200 feitos reféns pelo grupo terrorista.