29.11.23 | Mundo
Incidentes antissemitas têm alta de 320% na Alemanha
A Associação Federal de Departamentos de Pesquisa e Informação sobre o Antissemitismo (RIAS) da Alemanha revelou que incidentes antissemitas tiveram um aumento de 320% no país entre 7 de outubro, quando o Hamas lançou um ataque terrorista a Israel, e 9 de novembro. Quase mil ocorrências foram confirmadas nesse período, algumas envolvendo violência extrema contra judeus e ataques e destruição de propriedade, segundo a RIAS, que registra incidentes de antissemitismo em toda a Alemanha.
O relatório identificou uma média de 29 de casos por dia, desde pichações antissemitas, em casas e instituições judaicas e ataques físicos violentos contra judeus. Uma sinagoga em Berlim foi alvo de um ataque incendiário. O número de incidentes é 320% maior em comparação com o mesmo período de 2022.
O relatório analisou 994 casos –três de violência extrema, 29 ataques, 72 ações contra propriedades, 32 ameaças, 4 envios de correspondência em massa antissemita e 854 casos de ‘comportamento injurioso e lesivo’. Os casos de comportamento injurioso e lesivo incluem 177 reuniões de pessoas com conteúdo antissemita.
O RIAS afirmou que a desinformação contribuiu para o aumento de reuniões com conteúdo antissemita, citando como exemplo os protestos ocorridos após relatos sobre suposto ataque do Exército israelense ao hospital Al-Ahli, em Gaza, em 17 de outubro, versão já contestada por setores de inteligência dos EUA, Canadá, França e de outros países ocidentais e, inclusive, pela organização Human Rights Watch, que concluiu que a explosão foi provocada por explosivos utilizados em foguetes do tipo usado pelo Hamas.