12.12.23 | Mundo
Filme 'Zona de Interesse' sobre o Holocausto ganha prêmio da crítica americana
O filme “Zona de Intreresse”, que retrata a vida do comandante de Auschwitz, Rudolf Hoss, e de sua família durante o Holocausto, venceu o prêmio de melhor filme no Los Angeles Film Critics Awards (Lafca), promovido pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles. O drama histórico de Jonathan Glazer, baseado no romance de Martin Amis e que estreia nos cinemas nacionais em 2 de fevereiro, levou também os prêmios de melhor direção e melhor música.
Os prêmios alcançados são considerados um termômetro para o Oscar, já que desde o ano 2000, apenas quatro dos melhores filmes do Lafca não ganharam indicações a melhor filme nessa que é a maior premiação do cinema, de acordo com matéria no site Terra.
O filme retrata a vida do comandante de Auschwitz, Rudolf Hoss, e de sua família, vivendo em uma casa confortável ao lado do campo de concentração. Do outro lado do muro podem ser vistas colunas de fumaça e, ao fundo, ouvem-se tiros, às vezes, gritos e insultos.
Um dos grandes destaques do longa é sobre o quanto as sugestões são muito mais fortes do que imagens explícitas de violência. Em alguns momentos, o diretor apresenta telas completamente pretas, brancas ou vermelhas, junto às quais se escutam gritos de desespero e gemidos de dor. No filme não há sequer um plano de violência. Tudo é indireto, sugerido, mas não por isso menos tenebroso, diz a matéria.