12.12.23 | Mundo
'Antissemitismo é câncer que precisa ser derrotado', diz primeira-ministra da Itália
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou nesta segunda-feira (11) que "o antissemitismo é um câncer que precisa ser derrotado", segundo noticiou a agência Ansa.
"O antissemitismo é um fenômeno que deve nos preocupar, contra o qual devemos trabalhar em todos os níveis. Após os ataques do Hamas, nos preocupamos em fortalecer as medidas de proteção às comunidades judaicas. A questão é cultural e deve envolver todos, exigindo o máximo de concentração de todos nós", avaliou.
Meloni reconheceu que o antissemitismo é um problema real que está crescendo em toda a Europa e em outros países e que muitas vezes aparece disfarçado de criítica a Israel. Acrescentou que as muitas manifestações convocadas em apoio aos palestinos acabaram se tornando manifestações de apoio ao Hamas, algo que considerou preocupante.
Sobre o conflito no Oriente Médio, Meloni disse: "Penso que não podemos abordá-lo sem começar pelo horror do Hamas, pela ferocidade desumana que não poupou mulheres e crianças, contando a desumanização do outro. Acho que deve ser condenado sem ambiguidade, porque se nos acostumarmos ao horror, teremos um problema sério. Devemos abordar a crise com responsabilidade para evitar que se torne o conflito que, na minha opinião, o Hamas desejava causar", advertiu.